• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Exposição interativa “NeuroSensações” e o Ensino de Ciências: uma aproximação interdisciplinar entre o Museu de Ciências Espaço Ciência InterAtiva e professores do ensino fundamental

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Fernanda de Lemos Fonseca - Dissertação (3.833Mb)
Data
2023
Autor
Fonseca, Fernanda de Lemos
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Os museus de ciências com suas atividades e exposições, são espaços de educação não formal que passam por transformações segundo as demandas sociais de cada época. Desta forma, na presente pesquisa, iniciou-se uma discussão sobre a utilização da exposição permanente “NeuroSensações” do Espaço Ciência InterAtiva como elemento de aproximação dos públicos da educação formal e da não formal. Para isto, foram utilizados recursos digitais para a estruturação da exposição no formato de um e-book interativo que atenda às necessidades e anseios dos professores da educação básica, de modo a facilitar uma aproximação do público do ensino formal aos espaços não formais de educação. Para tal, foi utilizada a metodologia qualitativa, de natureza aplicada, visando a apresentação de uma estrutura para o e-book interativo com base nos conteúdos presentes na exposição. Os dados foram gerados a partir de encontros virtuais e presenciais com os professores, nas etapas realizadas ao longo da pesquisa. Estes dados foram analisados a partir da interpretação de gráficos, além da utilização da Tematização, de Fontoura. Os resultados apresentados evidenciaram a necessidade de um material que seja acessível, tendo em vista a grande parcela de pessoas com alguma deficiência no Brasil, outro tópico indicado foi a possibilidade de utilização, do material elaborado, juntamente aos documentos normativos brasileiros. Também foi observada a sinalização da importância de um processo educativo interdisciplinar, bem como a valorização da inserção de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no produto educacional, como, por exemplo, os vídeos em realidade virtual, nas estratégias pedagógicas. Convém ressaltar que a presente pesquisa indica possibilidades de desdobramentos para o aprofundamento de assuntos necessários, a saber, tópicos como a acessibilidade em espaços formais e não formais, bem como a apresentação de estratégias pedagógicas, cuja presença das novas tecnologias da informação é vista como aliada ao processo educativo. Permitindo que a contínua reconstrução do conhecimento se estenda para além dos muros da escola.
URI
https://repositorio.ifrj.edu.br/xmlui/handle/20.500.12083/738
Collections
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Itens relacionados

Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

  • A trajetória escolar de discentes pretas do ensino médio e técnico no IFRJ - CDuC: representatividade, perspectiva e acolhimento escolas. 

    Leandro, Izabella de Aquino (IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2021)
    Desde o início do que se conhece como Ciências, segundo a tradição ocidental, a marginalização baseada em preceitos racistas e machistas gerou – e ainda o faz atualmente – diversos obstáculos impeditivos ao ingresso de ...
  • E-book interativo da Exposição NeuroSensações : Exposição Interativa Permanente do ECI 

    Fonseca, Fernanda de Lemos; Pereira, Grazielle Rodrigues (Mesquita, RJ : Matilha, 2024)
    Este “E-book interativo NeuroSensações: Exposição In- terativa Permamente do ECI” é um produto educacional ela- borado pela aluna Fernanda de Lemos Fonseca, sob orientação da professora doutora Grazielle Rodrigues ...
  • Pode menina aqui? : a comunicação científica por meio de clubes de ciências para o despertar feminino para as ciências 

    Simões, Roberta (IFRJ Campus Nilópolis, 2024)
    Esta pesquisa apresenta uma investigação sobre as contribuições dos clubes de ciências para a comunicação científica entre estudantes, de forma a incluir e despertar jovens mulheres para a participação na ciência. Para ...

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV