A formação de professores e a inclusão de alunos com alta habilidades ou superdotação na rede federal de educação profissional, científica e tecnológica.
Abstract
O estudo proposto tem como tema a inclusão de alunos com altas habilidades ou
superdotação (AH ou SD) no Ensino Médio Integrado (EMI), sob a ótica da formação
de professores na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Insere-se na linha de
pesquisa Práticas Educativas em EPT, sendo abrigado como macroprojeto de
inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT. A
pesquisa é qualitativa, documental e bibliográfica, tendo como objetivo geral
identificar as bases conceituais para o reconhecimento, identificação e atendimento
do talento e das altas habilidades ou superdotação a serem incorporados na
formação de professores, técnicos de assuntos educacionais e equipes do
Atendimento Educacional Especializado (AEE) na EPT da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). O produto educacional é
uma proposta de ensino na forma de um cine debate para ser aplicado na formação
de professores para a inclusão de alunos com AH ou SD. O referencial teórico foi
construído com base em autores especialistas em temas da EPT, EMI, Formação de
Professores, Inteligência Humana, Altas Habilidades ou Superdotação e Políticas
Públicas para inclusão de alunos com AH ou SD. Os resultados alcançados remetem
à compreensão e seleção dos conteúdos essenciais para as bases conceituais
sobre a inclusão de AH ou SD na formação de professores e dos profissionais da
educação da RFEPCT, em conformidade com a legislação atual e o estado da arte
no campo da inclusão de AH ou SD.