• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Formação inicial de professores como uma ponte entre o museu de ciências e a escola

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação - Elizabeth Martins Tavares Taveiros (1.889Mb)
Data
2024
Autor
Taveiros, Elizabeth Martins Tavares
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A aproximação entre comunidade escolar e os espaços não formais de educação, por meio das visitas dos alunos, podem criar a vontade de explorar, descobrir e se inspirar. Tirar os alunos dos muros escolares é também uma oportunidade para alguns conhecerem esses espaços que são tão importantes para sua formação como cidadãos. Para que isso aconteça os professores precisam se apropriar desse conhecimento, por isso a formação nos Museus e Centros de Ciências para os professores que iniciam sua vida profissional torna-se útil e necessária, pois na maioria das vezes esses recém-formados logo ingressam no mercado de trabalho sem experiência e na maior parte dos casos só com o básico aprendido na sua formação inicial, e isso pode ser amedrontador. Diante do exposto, buscamos responder a seguinte questão: de que forma a utilização dos centros e museus de ciências podem contribuir para a formação inicial de professores da Formação de Professores em Nível Médio Normal? O objetivo dessa pesquisa é avaliar as contribuições de um programa formativo realizado pelo Espaço Ciência InterAtiva (ECI) para estudantes do último ano do Curso Normal/Magistério de uma escola da Baixada Fluminense. É uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório e analisada participativamente, utilizamos questionários semiestruturados e a observação atenta do pesquisador. Para isso, foi criado um programa formativo para atender os alunos do último ano do Curso Normal de uma escola localizada na Baixada Fluminense, que envolveu cinco etapas, sendo elas, palestra inicial, itinerância na escola, visitação ao ECI, oficina realizada após a visitação e a criação de um guia para professores que atuam no primeiro segmento do Ensino Fundamental contendo os planos de aulas produzido pelos participantes da pesquisa. Concluímos apresentando possibilidades para a formação inicial voltada para o Curso Normal.
URI
https://repositorio.ifrj.edu.br/xmlui/handle/20.500.12083/1340
Collections
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV