• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Formação continuada em serviço: desenvolvimento profissional do professor no âmbito do ensino de ciências em um colégio militarizado.

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Layla Lúcia Galante Silva - Dissertação (3.911Mb)
Data
2023
Autor
Silva, Layla Lúcia Galante
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O presente trabalho apresenta uma pesquisa que consistiu em investigar a construção de um processo de formação continuada em serviço de professores em uma escola militar, bem como compreender a prática docente e a importância desse processo formativo ser elaborado dentro da própria instituição escolar, visando à reflexão sobre as ações que influenciam diretamente no processo de ensino. Esta pesquisa justifica- -se porque a instituição escolhida para o desenvolvimento e a aplicação dessa proposta não apresenta ações que promovam a formação continuada de professores. O referencial teórico compõe áreas, tais como, para formação de professores com os autores Nóvoa (1992), Tardif (2014), Schon (2010) e Pimenta (2002) para refletir dobre a prática docente, na área do ensino de ciências contribuem Carvalho (2013) e Delizoicov (2018). Para referendar a pesquisa-participante, Brandão (2006,), para pensar sobre a área de tecnologia e Metodologias ativas a autora Kenski (2003), Cursino (2019) e Moran (2017). Esta pesquisa é de abordagem qualitativa, com base lógica de investigação e pautada no método dialético, sob concepção dinâmica da realidade e relações dialéticas entre sujeitos e objeto, entre conhecimento e ação, e a teoria e a prática. Usaremos o método de pesquisa participante para evidenciar as experiências, práticas e processos na prática, assim como o trabalho conjunto e o aprimoramento contínuo docente. O público-alvo escolhido para participar desse momento formativo são os professores militares das respectivas disciplinas de Artes, História e Química do ICPM/ERJ, localizado no Estado do Rio Janeiro, Município de Niterói. Após as interações realizadas com os docentes, foi desenvolvida uma proposta de formação continuada em serviço para eles, com quatro oficinas mediadas por roteiros de aprendizagem focados em quatro eixos temáticos (Metodologia ativas, Técnicas de ensino e didática, Microbiologia1 e Tecnologia da informação e comunicação para educação-TDIC), que originou, como produto educacional, um ebook de oficinais pedagógicas baseados em roteiro de aprendizagem. Concluiu-se que a formação continuada em serviço atende às necessidades dos professores de forma mais efetiva por ser elaborada e desenvolvida dentro da escola, e construída pela ótica dos professores que vivenciam a realidade educacional tornando o aprimoramento contínuo mais significativo.
URI
https://repositorio.ifrj.edu.br/xmlui/handle/20.500.12083/749
Collections
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV