Formação de professores de ciências e a educação de jovens e adultos: desafios, perspectivas e experiências no IFRJ
Resumo
A essência da Educação de Jovens e Adultos é ser uma modalidade de ensino que prevê a
garantia do direito à educação a todos aqueles que não conseguiram concluir a Educação Básica
na etapa regular de ensino, sendo, assim, ofertada a pessoas que abandonaram os estudos ou
que não tiveram a oportunidade de estudar na infância ou adolescência. Esses sujeitos retornam
aos bancos escolares buscando a garantia de um direito que lhes foi negado anteriormente.
Nesse contexto, a formação inicial de professores necessita contemplar a preparação do docente
para atuar nessa modalidade, que deve ser adequada ao público ao qual se destina. Para tanto,
o Ensino de Ciências deve primar pela popularização da ciência e do conhecimento científico,
buscando desmistificar visões distorcidas e errôneas e inserindo na formação questões presentes
no mundo atual. A partir dessas premissas, esta pesquisa buscou investigar como a preparação
de docentes para o magistério na área de Ciências tem contemplado a Educação de Jovens e
Adultos. Parte-se do pressuposto de que a formação de professores de Ciências carece de
atualização e de propostas adequadas frente às demandas da atualidade, especialmente na
Educação de Jovens e Adultos. O que se pretende é aprofundar os estudos nessa área e
modalidade, bem como contribuir para a melhoria da formação docente. Como metodologia,
foi realizada uma pesquisa qualitativa, estruturada com base em revisão de literatura e em um
estudo de caso, procedimentos que deram sustentação à análise proposta. Os autores foram
cuidadosamente selecionados para fundamentar de forma coerente o presente trabalho. A
escolha do IFRJ como local para o estudo de campo se deu por esta ser uma instituição de
referência na oferta de cursos de formação de professores de Ciências. Para tratamento dos
dados, utilizou-se a Análise Textual Discursiva, por meio da categorização dos textos.
Inicialmente, foi feita a análise documental de Projetos Pedagógicos de Cursos de Licenciatura
em Física e Química dos campi Duque de Caxias, Nilópolis e Volta Redonda. Na sequência,
realizou-se a aplicação de questionário por meio de um formulário online para o levantamento
de ações e lacunas relacionadas à Educação de Jovens e Adultos na formação e na atuação
docente. Levando em consideração a necessidade de incremento da formação inicial e
continuada de professores na área das Ciências, na modalidade Educação de Jovens e Adultos,
foi elaborado, como produto educacional dessa pesquisa, um Curso de Formação em Educação
de Jovens e Adultos, com ênfase na Aprendizagem Significativa, planejado e organizado em
um padlet. Este produto foi avaliado e validado no grupo focal com professores de Ciências do
Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica, na modalidade
de Educação de Jovens e Adultos – IFRJ/ Curso de Manutenção e Suporte em Informática, dos
campi Duque de Caxias e Nilópolis, e replicado com professores que atuam nos cursos de
Licenciatura em Ciências, Física e Química dos campi Duque de Caxias, Nilópolis e Volta
Redonda, do IFRJ. Como requisito avaliativo, cada professor cursista elaborou mapas
conceituais individuais ao longo da formação. A intenção é que o produto educacional seja
amplamente compartilhado e, assim, venha a contribuir para o aperfeiçoamento docente em
Ciências da Educação Básica para atuar na modalidade Educação de Jovens e Adultos.