• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A horta escolar e o protagonismo dos estudantes da EJA no ensino fundamental num CIEP da rede municipal do Rio de Janeiro

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação - Rafaela Corrêa Ribeiro (4.450Mb)
Data
2024
Autor
Ribeiro, Rafaela Corrêa
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A pesquisa investigou se a Horta Escolar favoreceu a formação para cidadania e o protagonismo dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos - EJA do CIEP Armindo Marcílio Doutel de Andrade que fica localizado no bairro Campo Grande, no município do Rio de Janeiro. Em termos de orientação teórico-metodológica, este trabalho foi organizado na metodologia de ensino pautada na Pedagogia HistóricoCrítica defendida por Saviani (2008), nos temas geradores inspirados em Freire (2009). A metodologia da Pesquisa alinha-se com a Pesquisa-ação (Thiollent, 1986). Os instrumentos para coleta de dados foram a roda de conversa, o diário de campo, fotos e vídeos de Aulas-passeio (Freinet) e ações interdisciplinares (Fazenda, 2011), orientadas pela Agenda 2030 (ONU, 2015). As Aulas-passeio foram realizadas na Feira Agroecológica, no Quilombo dona Bilina e na Câmara dos Vereadores do município do Rio de Janeiro. Como resultado obtivemos estudantes mais participativos tanto na escola como nos espaços da comunidade, percebemos o aumento da autoestima e do autocuidado deles pois, a maioria passou a participar da academia da terceira idade depois desta experiência por passarem a entender mais e melhor a importância do autocuidado em saúde. Eles demonstraram que, após a experiência, passaram a se importar mais com a alimentação saudável e aumentaram o interesse pelas questões políticas e ambientais por compreenderem as relações de determinação entre alimentação, meio-ambiente e política. Os produtos educativos da Dissertação foram: um documentário com as narrativas dos estudantes sobre suas vivências e experiências a fim de valorizar suas ações e produções na Horta Escolar; e um roteiro de utilização para ser aplicado em sala de aula
URI
https://repositorio.ifrj.edu.br/xmlui/handle/20.500.12083/1335
Collections
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV