• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Formando profissionais de revisão de textos no sistema braille no Instituto Benjamin Constant: do papel à linha braille.

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação Geni Pinto de Abreu (6.500Mb)
Data
2023
Autor
Abreu, Geni Pinto de
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A presente pesquisa tem como finalidade compreender e contribuir para melhorar o cotidiano dos Revisores de Textos Braille do Instituto Benjamin Constant (IBC) por meio da construção de caminhos para aprimorar parte do processo de revisão de textos em Braille, vislumbrando a possibilidade de agilizar e modernizar o trabalho desses profissionais. Para tanto, pretende-se verificar o desempenho de parte desses processos com o uso do equipamento Linha Braille, com o intuito de oportunizar aos trabalhadores condições de solucionar seus projetos utilizando a leitura tátil com o suporte de um equipamento eletrônico, sem necessitar repetir as mesmas atividades várias vezes, assim, finalizando projetos em tempos menores. A pesquisa aconteceu em duas etapas: uma de investigação junto aos revisores que já trabalham com o equipamento Linha Braille a fim de se conhecer o cenário e as dificuldades encontradas no desempenho das suas funções; e uma outra voltada para o planejamento, execução e avaliação de uma formação em serviço para os revisores do IBC que os permitisse usar o equipamento e, assim, aprimorar suas condições de trabalho. Durante a pesquisa, além dos revisores que trabalham no IBC, houve contato com profissionais de outras instituições que já tinham tido acesso ao equipamento. Os resultados apontam que os profissionais da primeira etapa da pesquisa, receberam o equipamento, aprenderam a utilizá-lo sozinhos, foram eliminando suas dificuldades, e criaram formas individuais para desenvolver seus trabalhos. Os dados coletados junto aos participanetes foram importantes para a elaboração de dois Produtos Educacionais: a oficina NVDA, BRAILLE FÁCIL E LINHA BRAILLE e uma apostila, produzida no Sistema Braille, para que os alunos pudessem estudar posteriormente os conteúdos trabalhados na Oficina.
URI
https://repositorio.ifrj.edu.br/xmlui/handle/20.500.12083/1166
Collections
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV