• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Formação de educadores e a transversalidade da educação ambiental : o site como recurso digital de ensino, organização, divulgação e reflexão socioambiental

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Silvia Crsitina de Souza Trajano - Dissertação (5.173Mb)
Data
2024
Autor
Trajano, Silvia Cristina de Souza
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O objetivo da pesquisa é contribuir com a formação docente e de Educadores, ampliando o espaço de discussão com o auxílio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, despertando, os estudantes para as concepções críticas da Educação Ambiental, favorecendo a (auto) formação docente, por meio da criação de um site, o AmbientAÇ@O, nosso Produto Educacional. Como justificativa, esta pesquisa surge de nossa inquietação como pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro ao percebermos as dificuldades da escola para o desenvolvimento de uma consciência coletiva e Ambiental, partindo da formação continuada na modalidade da Educação a Distância. Uma resistência de alguns Educadores do campus institucional de trabalho, rompida pela pandemia do covid 19 em 2020, que favoreceu as atividades remotas e na sequência, oportunizou a organização de estudos para a (auto) formação, envolvendo as tecnologias. Como problema de pesquisa, questionamos: Como colaborar com a formação de professores e a performance do Educador contemporâneo, partindo de temas transversais de uma Educação Ambiental mais crítica, considerando os problemas reais e utilizando-se dos espaços e recursos disponíveis pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC)? Sinalizamos para o desenvolvimento de processos de formação que aproveitem melhor os recursos digitais e tecnológicos de informação e comunicação para o Ensino Médio e em destaque, para a Educação Profissional Técnica e Tecnológica, onde a criação de espaços virtuais, com o fortalecimento de reflexões, organização do trabalho docente, discente e educativo, promova ideias em rede, fortalecendo o diálogo socioambiental para longo alcance geográfico. A metodologia utilizada para este fim é a pesquisa-ação Participante, articulada com a observação não estruturada, com aplicação da ficha de avaliação e validação ao Produto Educacional, com base em Rizzatti e Mendonça. Descrevemos as etapas do desenvolvimento da presente pesquisa, no próprio Produto Educacional, o consolidador das ações de estudo e demais produtos educacionais, elaborados no decorrer do doutorado, em conjunto com os sujeitos da pesquisa: Educadores, cursistas da especialização em docência, entre Educadores colaboradores que participaram ativamente desta pesquisa. Estas são algumas práticas que se articularam com a divulgação de problemas socioambientais, que provocaram os referidos sujeitos a ponto repensar metodologias ativas envolvendo tecnologias digitais, com vistas a (res) significar os problemas socioambientais, partindo da formação tendo como pano de fundo os temas Transversais da Educação Ambiental.
URI
https://repositorio.ifrj.edu.br/xmlui/handle/20.500.12083/1360
Collections
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV