Jovens cientistas: discussão e informação no ensino médio como métodos de enfrentamento à inequidade de gênero na ciência.
Resumo
O presente trabalho tem como tema a inequidade de gênero na ciência e como a
informação e discussão sobre mulheres cientistas no ambiente escolar pode ser um
método de enfrentamento. A fim de fomentar o desejo de meninas que estão prestes
a se formar no ensino médio regular a contribuir para uma ciência mais igualitária,
estudantes de três turmas do terceiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Souza
Aguiar (CESA) foram convidados a participar de atividades sobre a história da
educação das mulheres, ‘efeito Matilda’, contribuições femininas na ciência e
sociedade atual, discussões sobre o preconceito e a inequidade de gênero, assim
como a importância do combate a esses fenômenos e a reivindicação do espaço e
direito de fala das mulheres na área. A escolha deste tema partiu de um sentimento
pessoal de pouco reconhecimento e representatividade da graduanda na condição de
mulher, feminista, cientista e pesquisadora. Além disso, também de pesquisas e
dados que evidenciam a supremacia masculina na ciência, nos cargos de poder, e
nas profissões de legitimidade científica, ainda nos dias atuais. A elaboração da
metodologia aqui apresentada se deu em função da necessidade de mediar a
construção do conhecimento desses jovens sobre o tema de maneira dinâmica e
efetiva. Portanto, três fases compuseram o método utilizado, sendo as duas primeiras
como pré-análise, isto é, métodos que objetivaram sistematizar as ideias, uma
conversa introdutória sobre a temática, com a questão “A ciência é masculina? As
mulheres têm espaço na ciência?”, seguida da aplicação de um questionário
semiestruturado para mapeamento do perfil das estudantes, e a última fase como
intervenção, com roda de conversa, construção de painel e atividades de
reconhecimento e problematização da invisibilidade da mulher cientista. Os resultados
encontrados nesta pesquisa evidenciaram a relevância dessa discussão com alunos
do ensino regular, numa importância social além da científica. Pretendeu-se com esta
iniciativa incentivar as jovens a seguir uma educação superior e, sobretudo, reivindicar
seu espaço na ciência e outras áreas, gerando representatividade para outras
mulheres.