• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A importância do ensino de Ciências para a Educação Infantil.

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Jéssica Gomes de Souza.pdf (4.682Mb)
Data
2019-07-05
Autor
Souza, Jéssica Gomes de
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O presente trabalho foi realizado na Creche Municipal Poetisa Cecília Meireles, com três turmas de alunos na faixa etária de 3 anos e tem por objetivo destacar a importância da utilização de atividades pedagógicas e materiais didáticos que abordem o ensino de ciências naturais para a Educação Infantil. O projeto é construído através das seguintes fases: observação, entrevista semiestruturada com as professoras e mapeamento do local; elaboração e aplicação das atividades e análise de resultados. Buscou-se a utilização de atividades diferenciadas, de modo a atrair a atenção dos alunos, sendo elas aplicadas de forma lúdica, considerando o currículo da Educação Infantil. Levando em consideração que as crianças estão em desenvolvimento e ficam submersas a várias questões sobre o que as cercam, que dificilmente são respondidas e também considerando a possibilidade de explorar a curiosidade sem fugir do seu contexto e idade,este trabalho optou por focar no arco íris e suas cores. Através de contação de história, atividade de recorte e colagem e elaboração e manuseio de massinha de modelar caseira, foi possível trabalhar com as turmas sobre a formação do arco íris e cores primárias e secundárias. A metodologia, os materiais didáticos selecionados e a abordagem da temática se mostraram relevantes para essa faixa etária. Nessa perspectiva, teve-se como proposta a observação, análise e promoção de ações que envolvam a alfabetização cientifica na primeira infância, possibilitando o desenvolvimento do senso cognitivo e da ludicidade, que são primordiais nessa fase, utilizando uma linguagem adaptada ao público destinado e proporcionando o desenvolvimento infantil.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1039
Collections
  • Ciências Exatas e da Terra

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV