Atividades experimentais investigativas, abordando a termoquímica : uma proposta de material didático para professores da Rede Pública de Teresópolis-RJ
Resumo
A disciplina de Química vem sendo abordada de uma forma descontextualizada,
gerando grande dificuldade dos alunos de compreendê-la. Em muitas escolas ainda
há o desenvolvimento do modelo tradicional de ensino, onde o professor é único
detentor de conhecimento, e os alunos apenas tábulas rasas, ignorando o
conhecimento prévio dos mesmos sobre determinado assunto. Devemos pensar
em um modelo educacional diferenciado para esses novos discentes, necessitando
também que os professores adquiram uma nova postura em sala de aula, pois o
ensino de Química vai além de transmitir apenas conhecimentos científicos, devese focar também na formação de um cidadão crítico, que irá ter mais facilidade
assimilando conceitos químicos, com fatos corriqueiros do seu cotidiano. É
importante o uso de ferramentas facilitadoras, para que os docentes consigam
aguçar o interesse dos estudantes e os aproximem para a Química de uma maneira
divertida, proporcionando que os alunos questionem e problematizem sobre o
assunto abordado, promovendo a construção do conhecimento cognitivo, e
tornando-os mais criativos, cooperativos e sociáveis. Em vista disso, este trabalho
utilizou um guia didático, com conteúdos contextualizados abordando a unidade
curricular de Termoquímica, junto à atividades experimentais investigativas, para
serem utilizadas pelos professores das escolas públicas de Teresópolis-RJ, como
ferramenta facilitadora de ensino-aprendizagem dos alunos do ensino médio
público. A coleta de dados foi realizada a partir de um questionário aberto, os
resultados revelaram um cenário educacional em que há espaço e demanda para
kits experimentais. Os docentes que participaram da pesquisa foram unânimes em
afirmar que utilizariam o guia didático, e a proposta, variando somente no que diz
respeito ao investimento financeiro na aquisição dos kits. Todos os docentes
afirmaram ser adequadas os experimentos propostos.