• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Atividades experimentais investigativas, abordando a termoquímica : uma proposta de material didático para professores da Rede Pública de Teresópolis-RJ

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Indira Barbosa.pdf (642.0Kb)
Data
2018-09-04
Autor
Barbosa, Indira
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A disciplina de Química vem sendo abordada de uma forma descontextualizada, gerando grande dificuldade dos alunos de compreendê-la. Em muitas escolas ainda há o desenvolvimento do modelo tradicional de ensino, onde o professor é único detentor de conhecimento, e os alunos apenas tábulas rasas, ignorando o conhecimento prévio dos mesmos sobre determinado assunto. Devemos pensar em um modelo educacional diferenciado para esses novos discentes, necessitando também que os professores adquiram uma nova postura em sala de aula, pois o ensino de Química vai além de transmitir apenas conhecimentos científicos, devese focar também na formação de um cidadão crítico, que irá ter mais facilidade assimilando conceitos químicos, com fatos corriqueiros do seu cotidiano. É importante o uso de ferramentas facilitadoras, para que os docentes consigam aguçar o interesse dos estudantes e os aproximem para a Química de uma maneira divertida, proporcionando que os alunos questionem e problematizem sobre o assunto abordado, promovendo a construção do conhecimento cognitivo, e tornando-os mais criativos, cooperativos e sociáveis. Em vista disso, este trabalho utilizou um guia didático, com conteúdos contextualizados abordando a unidade curricular de Termoquímica, junto à atividades experimentais investigativas, para serem utilizadas pelos professores das escolas públicas de Teresópolis-RJ, como ferramenta facilitadora de ensino-aprendizagem dos alunos do ensino médio público. A coleta de dados foi realizada a partir de um questionário aberto, os resultados revelaram um cenário educacional em que há espaço e demanda para kits experimentais. Os docentes que participaram da pesquisa foram unânimes em afirmar que utilizariam o guia didático, e a proposta, variando somente no que diz respeito ao investimento financeiro na aquisição dos kits. Todos os docentes afirmaram ser adequadas os experimentos propostos.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1035
Collections
  • Ciências Exatas e da Terra

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV