O aplicativo "universo da química" como recurso didático no ensino de química.
Visualizar/ Abrir
Data
2021-10-19Autor
Paixão, Juliana Vianna Silva da
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O uso de tecnologias digitais vem influenciando distintas áreas da sociedade, inclusive
a Educação. Embora haja avanços e retrocessos, a incorporação dessas tecnologias
na vida de muitos estudantes é uma realidade que precisa ser levada em
consideração. De forma específica, na Química e nas suas relações de ensino e
aprendizagem, as tecnologias digitais quando bem planejadas e utilizadas, podem
colaborar para o rompimento com o conceito pré-concebido de que a Química é uma
Ciência de difícil compreensão envolvendo apenas a memorização de leis e fórmulas.
Contudo, apesar das tecnologias digitais viabilizarem ambientes diversos contendo
materiais de Química, é comum tais materiais estarem espalhados na rede, sem que
haja o cuidado constante de verificar a veracidade das informações dispostas. Frente
a essa problemática, esta pesquisa visa responder a seguinte pergunta: Como as
tecnologias digitais da informação e comunicação podem auxiliar o professor e o aluno
de Química do primeiro ano do ensino médio no processo de ensino-aprendizagem?
Tendo como objetivo principal desenvolver o aplicativo Universo da Química como
recurso didático no Ensino de Química, visando disponibilizar aos docentes e
discentes um repositório digital gratuito abrangendo conteúdos do primeiro ano do
ensino médio em distintos formatos. A metodologia adotada se deu em duas etapas
principais: a escolha dos conteúdos e a construção do aplicativo. Sendo necessária a
análise de documentos oficiais que regulamentam os conteúdos trabalhados no
primeiro ano do Ensino Médio. Para a segunda etapa, houve a realização de uma
curadoria a partir dos materiais já dispostos na web, estabelecendo critérios
associados à confiabilidade, para inserção de materiais de qualidade afim de divulgar
os materiais de produção científica existentes através de algumas abas. Já para
compor as outras abas, foram usados como inspiração materiais da literatura, tendo
em vista a produção de materiais desenvolvidos pela própria autora. Como resultado
da primeira etapa, se tem a compilação de dez eixos temáticos principais inseridos no
aplicativo, visando abranger todo o conteúdo da série inicial escolhida. A respeito da
segunda etapa se espera não só facilitar a dinâmica de sala de aula mas
principalmente, favorecer a aprendizagem ao conciliar materiais inéditos e de revisão
dos que já estão disponíveis na internet a fim de propiciar a discentes e docentes, em
um mesmo espaço, diferentes possibilidades confiáveis de materiais para uso nos
estudos de Química, através das abas criadas contendo podcasts, textos, quiz, mapas
conceituais, listas de exercícios, experimentos de baixo custo financeiro e fácil
reprodução através de folders ilustrativos de linguagem simples e objetiva e
videoaulas com tradução em Libras. Além de ser possível potencializar as principais
habilidades a serem desenvolvidas ao longo do Ensino Médio, como o pensamento
crítico, autônomo e reflexivo, tornando o indivíduo capaz de solucionar problemas e
participar ativamente da construção de seu próprio conhecimento. Cabe ressaltar que
o aplicativo não é restrito ao uso de professores, sendo possível a utilização por parte
dos alunos que desejarem ampliar seus conhecimentos, visto que ele se encontra
disponível gratuitamente através do link disposto no presente trabalho e futuramente,
na loja de aplicativos de celulares do sistema operacional Android®.