• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Guia didático digital sobre diferentes métodos de extração de produto natural como proposta para o ensino de química.

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Mateus da Fonseca Pereira.pdf (1.394Mb)
Data
2018-07-19
Autor
Pereira, Mateus da Fonseca
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O ensino de química atualmente ocorre, em muitos casos, de maneira desmotivadora e descontextualizada, onde o professor apenas transmite conceitos, em sua grande maioria, abstratos, contendo diversas fórmulas e leis. Com isso os alunos possuem apenas como objetivo absorver essas informações e reproduzi-las, na maioria das vezes, sem um entendimento claro, ocasionando o desinteresse pela disciplina. Uma das opções para o possível redirecionamento no estado atual do ensino de química no Brasil é o uso de materiais didáticos, onde diferentes estudos pontuam que sua utilização proporcionam ao professor uma prática pedagógica diferenciada e mais enriquecedora, facilitando a aprendizagem dos discentes e oportunizando melhorias no processo de construção do conhecimento. Além disso quando esses recursos são atrelados as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), podem acarretar em um maior interesse dos alunos, pois essas ferramentas estão presentes a todo momento em seu cotidiano. Em virtude disto o presente trabalho busca a elaboração e avaliação de um Guia Didático Digital que possui como foco a temática do mamão papaia sendo possível, por meio da extração das sementes deste fruto, a obtenção do isotiocianato de benzila e que, posteriormente, pode se realizar uma avaliação da presença desta substância, em um dos métodos de extração, por meio de reações com aminas alifática e aromática. Este recurso didático tem como objetivo contribuir no processo de ensino-aprendizagem na disciplina química. O material didático foi construído com uso de textos complementares sobre a temática central, com o auxílio de ferramentas digitais para criar uma maior interatividade e práticas laboratoriais para a obtenção do extrato desejado a partir de das sementes de mamão papaia. O público alvo deste trabalho são professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ, campus Duque de Caxias.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1048
Collections
  • Ciências Exatas e da Terra

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV