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Rompimento de barreiras atitudinais na formação de professores: uma proposta para a capela e trilho de ar.

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Leandro da Silva Pereira.pdf (572.9Kb)
Data
2018-12-01
Autor
Pereira, Leandro da Silva
Metadata
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Resumo
O Brasil conta com uma legislação muito ampla que garantem às pessoas com deficiências (PCDs) acesso a todos os serviços básicos, fato que nos últimos anos tem auxiliado a crescente tendência de promoção para elas. No que se refere a educação, a legislação brasileira garante o direito do deficiente de se matricular em estabelecimentos de ensino, garante à acessibilidade em todos os espaços e, mais recentemente, passou a destinar cotas para vagas em instituições de ensino. Com esse tipo de ação afirmativa, é natural que haja um aumento no número de PCDs ingressando em todos os níveis escolares, inclusive, no ensino superior. Os cursos de formação de professores da área de Ciências Exatas e da Terra não estarão de fora dessa nova realidade, assim, este trabalho desenvolve propostas que mostrem aos professores que é possível propor ideias simples e de baixo custo para dar autonomia a seus alunos com mobilidade reduzida de membros inferiores na realização de atividades experimentais no laboratório. As propostas indicadas são para a realização do experimento do trilho de ar e fazer uso da capela dentro dos laboratórios de Física e Química, respectivamente. Para que essas propostas surtam efeitos, é primordial que o docente se liberte de tabus e preconceitos que, muitas das vezes, o fazem ser omisso e negligente. Para uma sondagem inicial da viabilidade das propostas foram feitas demonstrações para uma amostra de docentes, que consistiram em um experimento do trilho de ar no em cima de duas mesas para cadeirantes e exposição de uma maquete do laboratório de Química para simular a utilização da capela por um cadeirante. Ao final das demonstrações, esses profissionais responderam um questionário sobre suas experiências profissionais e/ou estudantis. As respostas obtidas serviram como indicativos para futuros melhoramentos das propostas e verificação da predisposição do docente em usar de alternativas que visam incluir o aluno com deficiente.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1043
Collections
  • Ciências Exatas e da Terra

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