Ciências Humanas: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 1-20 of 57
-
Memorial descritivo: Jogo "A Caçada Dourada": Tecnologia de prática educativa para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)O presente memorial descritivo tem como objetivo detalhar os passos da produção do jogo de tabuleiro educativo “Caçada Dourada” com a principal temática a ali- mentação, direcionado para crianças com Transtorno do Espectro ... -
Diferenças no processo de apredizagem de alunos com transtorno do espectro autista: uma revisão narrativa.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)O autismo, conforme definido no Manual Diagnóstico de Transtornos Mentais - DSM V, é um distúrbio invasivo do desenvolvimento caracterizado por desafios na interação social, déficits na comunicação verbal, interesses ... -
Jogo matemático para auxiliar no aprendizado de números inteiros com foco em alunos com discalculia.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)Muito se tem discutido sobre as dificuldades enfrentadas pelos alunos em relação à matemática. Os exames revelam baixos índices de eficiência na disciplina, o que tem posicionado o Brasil em patamares desfavoráveis nos ... -
Análise das informações oferecidas aos docentes sobre inclusão de alunos com deficiência no contexto pós-pandêmico.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)Este trabalho objetiva compreender o cenário das formações oferecidas aos docentes no período pós-pandêmico, voltadas para a inclusão de estudantes com deficiência intelectual (DI). Foi realizado um levantamento dos ... -
Be Mindful: aplicativo com práticas de mindfulness para promoção da regulação emocional e desenvolvimento das habilidades socioemocionais.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)O presente trabalho tem por objetivo propor a criação de um produto educacional, que utilize as práticas de mindfulness como ferramenta de promoção da regulação emocional e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais ... -
O ensino de disciplinas biomédicas voltado para alunos com deficiência visual: uma revisão sistemática.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)O objetivo deste estudo consiste em conhecer como está o cenário das pesquisas sobre o ensino das disciplinas biomédicas voltado para alunos com deficiência visual. Para tanto, foi realizado um estudo do tipo Revisão ... -
Contribuições da educação não formal destinada ao campesinato para a popularização da ciência.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)A Popularização da Ciência (PC) é uma área em constante atualização, tanto em relação aos referenciais teóricos, quanto às práticas desenvolvidas, imbricada ao contexto social e ao desenvolvimento científico e tecnológico. ... -
Brincando com a ciência: mulheres cientistas e cultura científica no Museu do Brinquedo de Fortaleza.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)Este estudo investiga a contribuição da coleção lúdica do Museu do Brinquedo de Fortaleza (MBF) para a cultura científica dos museus, com foco na inclusão de Mulheres na Ciência. Utilizando uma abordagem metodológica ... -
Combate às fake news sobre ciência na rede social digital Instagram: contribuições para os divulgadores científicos.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)O presente estudo aborda a divulgação científica como uma ferramenta essencial no combate às fake news nas redes sociais digitais. Investiga possíveis estratégias para a educação de divulgadores científicos na área da ... -
O Oceano e as Mudanças Climáticas: a abordagem da justiça climática em portais de notícias do Brasil.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)De acordo com as tendências atuais, os efeitos das mudanças climáticas se tornarão cada vez mais frequentes no cotidiano das pessoas. Apesar de os efeitos serem globais, distintos grupos sociais são impactados em ... -
Competências informacionais e a sociologia da inclusão social da pessoa com deficiência: Youtube enquanto ferramenta de divulgação científica.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)A pesquisa parte da hipótese de que o YouTube pode funcionar como uma ferramenta eficaz de divulgação científica, particularmente no campo da sociologia e no tema da inclusão social de pessoas com deficiência ... -
Uso de estratégias de gamificação na disciplina de língua portuguesa do 1° ano do Ensino Fundamental I
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2024)Estratégias de gamificação têm sido amplamente utilizadas na educação em diferentes áreas de conhecimento, bem como em níveis, modalidades e série de ensino distintas. Este trabalho tem como objetivo investigar o uso de ... -
Viscoso, mas gostoso: uma pesquisa sobre a entomofagia na revista Ciência Hoje.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2019)Ao refletir sobre a minha experiência profissional como professora de Biologia, ao abordar algumas práticas consideradas comuns no Brasil do passado, porém desconhecidas ou descriminadas por alguns nos dias de hoje, ... -
Biblioteca universitária como espaço de divulgação científica: atuando no Facebook da biblioteca Reitor Antônio Celso Alves Pereira.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2019)Este trabalho tem como objetivo elaborar e implementar uma proposta de ação no Facebook da biblioteca jurídica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro a fim de que a mesma seja um veículo de divulgação científica não ... -
Tendências das pesquisas em “Educação Inclusiva” e “Divulgação Científica” nos eventos científicos da área de educação no período de 2013 a 2018.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2019)Esta pesquisa, definida como um estado da arte tem como objetivo mapear trabalhos sobre atividades de divulgação científica realizadas no campo da educação especial. Investiga a presença das temáticas “Divulgação Científica” ... -
Módulo "visão" da exposição "Neurosensações" e fundamentos da aprendizagem baseada em problemas: uma combinação possível como prática metodológica no Ensino de Química.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2022)Mesmo estando no século XXI, ainda se observa, em muitas salas de aula, um ensino tradicional, descontextualizado e ineficaz em envolver o aluno como protagonista em seu processo de aprendizagem. Práticas pedagógicas, ... -
Pokémon Jornadas: como um anime pode servir como ferramenta de educação e divulgação da ecologia.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)Além de ser uma excelente fonte de entretenimento, a cultura pop presente no audiovisual se mostrou promissora no ambiente educacional. As animações, fruto dessa cultura, podem ser um instrumento capaz de tornar o conteúdo ... -
Divulgação Científica e a Creche: Diálogos e Possibilidades Através de um Livro Pop-Up.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)O objetivo desta pesquisa é apresentar a produção e desenvolvimento de um livro pop-up a partir de uma temática que estabeleça a relação entre divulgação científica (DC) e alfabetização científica (AC) no âmbito da ... -
A divulgaçao científica no projeto de extensão "Direito Humano à alimentação adequada para populações invisibilizadas: a realidade dos gramachinhos"
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)Este trabalho busca associar as ações do projeto de extensão intitulado “DIREITO HUMANO À ALIMENTAÇÃO ADEQUADA (DHAA) PARA POPULAÇÕES INVISIBILIZADAS: UMA REALIDADE DOS GRAMACHINHOS” a ações de divulgação científica. ... -
Além dos fatos e dos argumentos: O desenvolvimento do raciocínio histórico a partir dos canais de Youtube focados em Divulgação Científica.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)O Youtube, como as outras mídias, dada sua liberdade característica oferece uma grande quantidade de vídeos sobre temas diversos, alguns tangendo pseudociências ou mesmo informações falaciosas sem qualquer compromisso ...