• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Ciências Humanas
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Ciências Humanas
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Be Mindful: aplicativo com práticas de mindfulness para promoção da regulação emocional e desenvolvimento das habilidades socioemocionais.

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Letícia Pegorá (3.670Mb)
Data
2024
Autor
Pegorá, Letícia Maria Batista
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo propor a criação de um produto educacional, que utilize as práticas de mindfulness como ferramenta de promoção da regulação emocional e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais de crianças de 6 a 9 anos no ambiente educacional. A pesquisa adota a abordagem qualitativa, visando descrever os benefícios do mindfulness para esta faixa etária e propositiva, sugerindo o desenvolvimento de um aplicativo que auxilie os professores do ensino fundamental I, a transmitir as práticas de mindfulness para as crianças. A metodologia adotada, inclui a análise das práticas de mindfulness e suas contribuições para o desenvolvimento das funções executivas e da atenção, bem como suas contribuições para a regulação emocional e desenvolvimento das habilidades socioemocionais, alinhados a exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Também são analisadas, as implicações do mindfulness nas modificações estruturais e funcionais do cérebro. Os principais resultados destacam, como um produto educacional pode auxiliar na transmissão das práticas de mindfulness, e como benefício adicional, aumentar a concentração e memória, proporcionando um ambiente educacional mais amistoso e acolhedor. A conclusão enfatiza que o mindfulness se configura como uma ferramenta poderosa e eficaz para alcançar esses objetivos e sugere a integração mais ampla dessas práticas no contexto educacional, por meio do aplicativo proposto.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1493
Collections
  • Ciências Humanas

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV