Módulo "visão" da exposição "Neurosensações" e fundamentos da aprendizagem baseada em problemas: uma combinação possível como prática metodológica no Ensino de Química.
Resumo
Mesmo estando no século XXI, ainda se observa, em muitas salas de aula, um ensino
tradicional, descontextualizado e ineficaz em envolver o aluno como protagonista em
seu processo de aprendizagem. Práticas pedagógicas, fundamentadas em princípios
das denominadas metodologias ativas de ensino, podem trazer mudanças de atitudes
em sala de aula, propiciando um ensino mais dinâmico, desafiador e participativo.
Assim, esta pesquisa objetivou propor uma atividade investigativa interdisciplinar,
baseada em conhecimentos químicos presentes no módulo “Visão” da exposição
“NeuroSensações” do Espaço Ciência InterAtiva do IFRJ Campus Avançado
Mesquita, aos alunos do primeiro ano do Ensino Médio, utilizando princípios da
metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Para tanto, foi
necessário conhecer o módulo “Visão”, identificar os conceitos químicos, elaborar uma
situação-problema e um roteiro das ações necessárias à aplicação da metodologia
com a turma. Realizou-se, então, pesquisa qualitativa de natureza descritiva-
exploratória e revisão de literatura. Diante disso, verificou-se a possibilidade de aplicar
fundamentos da Aprendizagem Baseada em Problemas, formulando uma situação-
problema abordando conceitos químicos presentes no módulo “Visão”, além de uma
sequência didática com ações norteadoras para professores interessados em aplicar
essa prática. Espera-se, com este trabalho, trazer contribuições para educadores da
Educação Básica, de diferentes áreas do conhecimento, na aplicação dessa
metodologia, ocorrendo em mudanças de posturas no ensino-aprendizagem, tanto
dos professores como dos alunos.