• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Ciências Humanas
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Ciências Humanas
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Módulo "visão" da exposição "Neurosensações" e fundamentos da aprendizagem baseada em problemas: uma combinação possível como prática metodológica no Ensino de Química.

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Trabalho de Conclusão de Curso de Alessandra de Santana da Silva (1.344Mb)
Data
2022
Autor
Silva, Alessandra de Santana da
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Mesmo estando no século XXI, ainda se observa, em muitas salas de aula, um ensino tradicional, descontextualizado e ineficaz em envolver o aluno como protagonista em seu processo de aprendizagem. Práticas pedagógicas, fundamentadas em princípios das denominadas metodologias ativas de ensino, podem trazer mudanças de atitudes em sala de aula, propiciando um ensino mais dinâmico, desafiador e participativo. Assim, esta pesquisa objetivou propor uma atividade investigativa interdisciplinar, baseada em conhecimentos químicos presentes no módulo “Visão” da exposição “NeuroSensações” do Espaço Ciência InterAtiva do IFRJ Campus Avançado Mesquita, aos alunos do primeiro ano do Ensino Médio, utilizando princípios da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Para tanto, foi necessário conhecer o módulo “Visão”, identificar os conceitos químicos, elaborar uma situação-problema e um roteiro das ações necessárias à aplicação da metodologia com a turma. Realizou-se, então, pesquisa qualitativa de natureza descritiva- exploratória e revisão de literatura. Diante disso, verificou-se a possibilidade de aplicar fundamentos da Aprendizagem Baseada em Problemas, formulando uma situação- problema abordando conceitos químicos presentes no módulo “Visão”, além de uma sequência didática com ações norteadoras para professores interessados em aplicar essa prática. Espera-se, com este trabalho, trazer contribuições para educadores da Educação Básica, de diferentes áreas do conhecimento, na aplicação dessa metodologia, ocorrendo em mudanças de posturas no ensino-aprendizagem, tanto dos professores como dos alunos.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1210
Collections
  • Ciências Humanas

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV