Ciências Humanas: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 21-40 of 57
-
“Até o Rio tá triste: contos de realidades”: Divulgação Científica para Comunidades Tradicionais
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)O presente memorial descritivo tem como finalidade detalhar as etapas de produção do livro “Até o rio tá triste: contos de realidades”, que tem como tema central as transformações socioambientais no Rio Suruí e seu entorno ... -
Estudantes universitários com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – Uma revisão da literatura sobre estratégias de ensino.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)Este artigo trata de um levantamento bibliográfico sobre a discussão acadêmica das estratégias de ensino pensadas para alunos do Ensino Superior com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), com o objetivo ... -
Incluindo para incluir, uma Oficina Educacional para profissionais da Educação.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)A presente pesquisa se originou do cotidiano vivenciado no Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Hélia Lúcia Moreno Ferreira, localizado no Bairro de Costa Barros, sob responsabilidade da 6a Coordenadoria Regional ... -
Afetividade em processos de aprendizagem: Relação com a Neurociência a partir da percepção dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental, em um curso de extensão do IFRJ.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)Este trabalho traz reflexões acerca da influência da afetividade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tal feito foram consideradas as opiniões de professores da faixa etária, participantes do Curso de Extensão ... -
Cartilhas sobre o transtorno do espectro autista para a educação: uma análise sob a ótica da neuroeducação.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento comum que atinge entre 1% e 2% da população mundial. Entre suas características comuns estão os déficits cognitivos centrais em comunicação, ... -
Neuroeducação e Habilidades Sociais: uma articulação aplicada à formação docente de ensino superior para o combate da LGBTIfobia.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)A intenção deste trabalho consiste em correlacionar os princípios da neuroeducação com a teoria base utilizada nos treinamentos de habilidades sociais visando a sensibilização da prática docente no ensino superior ... -
Contribuições da Neuroeducação para prática pedagógica de professores de língua inglesa que lidam com crianças autistas, nível 1, na educação infantil.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)INTRODUÇÃO:O presente trabalho se propõe a refletir como a utilização dos princípios da neuroeducação pode ser aliada à prática pedagógica de professores de língua inglesa e como estes princípios podem contribuir para a ... -
A Neurociência Cognitiva e a Alfabetização de Crianças com Transtornos de Aprendizagem: Uma Proposta de Sequência Didática
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)Este trabalho apresenta uma Sequência Didática, considerando as contribuições da Neurociência Cognitiva que podem facilitar o processo de alfabetização de crianças com Transtornos de Aprendizagem. A pesquisa se trata de ... -
Aventureiros do Conhecimento no Espaço Ciência Interativa – Uma proposta de jogo interpretativo e investigativo para a visitação da exposição NeuroSensações.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2022)Através de uma análise documental de caráter qualitativo, o presente trabalho busca verificar se jogos de caráter interpretativo e investigativo, como os jogos de interpretação de papéis podem auxiliar na visitação da ... -
Um webinário sobre a importância do brincar ao ar livre para o desenvolvimento das funções executivas de crianças de 3 a 6 anos.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)O brincar ao ar livre permite que a criança tenha interações e o contato com o outro, criando-se oportunidades para potencializar as funções executivas, desenvolvendo atitudes de empatia, escuta, colaboração e resolução ... -
Acessibilidade nos Centros e Museus de Ciências do Rio de Janeiro para pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)Este estudo investiga as estratégias de acessibilidade adotadas por três Centros e Museus de Ciências no Rio de Janeiro para atender às necessidades de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Utilizando ... -
O mito da Matemática para poucos: uma pesquisa bibliográfica sobre as relações entre Neurociências, Neuroeducação e Matemática.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)A crença de que nem todos são capazes de aprender Matemática tem levado, frequentemente, muitos a desistirem de ao menos tentar se aproximar dessa disciplina. Nesse contexto, o atual estudo buscou proporcionar indicações ... -
Dislexia e a educação brasileira: o conhecimento do professor da educação básica e a influência sobre sua prática educacional.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)A dislexia é um transtorno de aprendizagem que afeta a leitura e a escrita. Os primeiros indícios do transtorno costumam aparecer no início da alfabetização, quando a criança inicia o processo de leitura. Por conseguinte, ... -
A criação de um repositório digital para materiais educacionais destinados a alunos com TEA.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)Este trabalho descreve o processo de criação de um site, que tem como intuito ser um repositório digital para modelos produzidos para a impressora 3D e materiais complementares, que visam a inclusão de alunos com TEA ... -
As novas tecnologias e a formação dos professores: uma análise dos cursos de Pedagogia de Universidades Públicas do Estado do Rio de Janeiro
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2024)Com a crescente relevância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) e demais tecnologias, além da integração delas no ambiente educacional, torna-se ... -
A produção acadêmica em Ciência da Informação sobre as tecnologias digitais: uma análise bibliométrica entre os anos de 2018 e 2023
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2024)A partir de meados do século XX, pesquisadores indicam ter havido um expressivo aumento da produção documental, uma “explosão da informação”. Com a evolução das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nosso cotidiano ... -
Do presencial ao virtual : experiências e percepções de educadores na transição para o Ensino Remoto Emergencial durante a pandemia de COVID-19
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2024)Durante a pandemia de COVID-19, a transição do ensino presencial para o virtual representou um desafio significativo para os educadores. Este estudo investigou as narrativas de professores que enfrentaram essa transição ... -
Alfabetização e Letramento: uma análise do material SORA
(INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - CAMPUS SÃO JOÃO DE MERITI, 2023)Este trabalho teve como objetivo analisar o material SORA (Sistema Online de Recursos de Alfabetização), utilizado no curso de Práticas de Alfabetização, do Programa Tempo de Aprender, do Programa Nacional de ... -
Computação desplugada: uma proposta de sequência didática para os estudantes do 2° ano do Ensino Fundamental
(INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - CAMPUS SÃO JOÃO DE MERITI, 2023)As mudanças trazidas por tecnologias digitais de informação e comunicação têm afetado a sociedade como um todo e também a educação. A área de computação é vista como fundamental para a formação dos estudantes, na medida ... -
Letramento versus literacia: forças em disputa pelo projeto de alfabetização no Brasil
(IFRJ - CAMPUS SÃO JOÃO DE MERITI, 2021)A ação de ler e escrever são indispensáveis para o ato da cidadania em sociedades letradas. Desse modo, a política de alfabetização de um país é de suma importância para a contribuição do domínio do código letrado. O ...