Browsing Ciências Humanas by Title
Now showing items 1-20 of 57
-
Acessibilidade nos Centros e Museus de Ciências do Rio de Janeiro para pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)Este estudo investiga as estratégias de acessibilidade adotadas por três Centros e Museus de Ciências no Rio de Janeiro para atender às necessidades de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Utilizando ... -
Afetividade em processos de aprendizagem: Relação com a Neurociência a partir da percepção dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental, em um curso de extensão do IFRJ.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)Este trabalho traz reflexões acerca da influência da afetividade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tal feito foram consideradas as opiniões de professores da faixa etária, participantes do Curso de Extensão ... -
Além dos fatos e dos argumentos: O desenvolvimento do raciocínio histórico a partir dos canais de Youtube focados em Divulgação Científica.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)O Youtube, como as outras mídias, dada sua liberdade característica oferece uma grande quantidade de vídeos sobre temas diversos, alguns tangendo pseudociências ou mesmo informações falaciosas sem qualquer compromisso ... -
Alfabetização e Letramento: uma análise do material SORA
(INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - CAMPUS SÃO JOÃO DE MERITI, 2023)Este trabalho teve como objetivo analisar o material SORA (Sistema Online de Recursos de Alfabetização), utilizado no curso de Práticas de Alfabetização, do Programa Tempo de Aprender, do Programa Nacional de ... -
Análise das informações oferecidas aos docentes sobre inclusão de alunos com deficiência no contexto pós-pandêmico.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)Este trabalho objetiva compreender o cenário das formações oferecidas aos docentes no período pós-pandêmico, voltadas para a inclusão de estudantes com deficiência intelectual (DI). Foi realizado um levantamento dos ... -
“Até o Rio tá triste: contos de realidades”: Divulgação Científica para Comunidades Tradicionais
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)O presente memorial descritivo tem como finalidade detalhar as etapas de produção do livro “Até o rio tá triste: contos de realidades”, que tem como tema central as transformações socioambientais no Rio Suruí e seu entorno ... -
Aventureiros do Conhecimento no Espaço Ciência Interativa – Uma proposta de jogo interpretativo e investigativo para a visitação da exposição NeuroSensações.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2022)Através de uma análise documental de caráter qualitativo, o presente trabalho busca verificar se jogos de caráter interpretativo e investigativo, como os jogos de interpretação de papéis podem auxiliar na visitação da ... -
Be Mindful: aplicativo com práticas de mindfulness para promoção da regulação emocional e desenvolvimento das habilidades socioemocionais.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)O presente trabalho tem por objetivo propor a criação de um produto educacional, que utilize as práticas de mindfulness como ferramenta de promoção da regulação emocional e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais ... -
Biblioteca universitária como espaço de divulgação científica: atuando no Facebook da biblioteca Reitor Antônio Celso Alves Pereira.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2019)Este trabalho tem como objetivo elaborar e implementar uma proposta de ação no Facebook da biblioteca jurídica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro a fim de que a mesma seja um veículo de divulgação científica não ... -
Brincando com a ciência: mulheres cientistas e cultura científica no Museu do Brinquedo de Fortaleza.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)Este estudo investiga a contribuição da coleção lúdica do Museu do Brinquedo de Fortaleza (MBF) para a cultura científica dos museus, com foco na inclusão de Mulheres na Ciência. Utilizando uma abordagem metodológica ... -
Cartilhas sobre o transtorno do espectro autista para a educação: uma análise sob a ótica da neuroeducação.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento comum que atinge entre 1% e 2% da população mundial. Entre suas características comuns estão os déficits cognitivos centrais em comunicação, ... -
Combate às fake news sobre ciência na rede social digital Instagram: contribuições para os divulgadores científicos.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)O presente estudo aborda a divulgação científica como uma ferramenta essencial no combate às fake news nas redes sociais digitais. Investiga possíveis estratégias para a educação de divulgadores científicos na área da ... -
Competências informacionais e a sociologia da inclusão social da pessoa com deficiência: Youtube enquanto ferramenta de divulgação científica.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)A pesquisa parte da hipótese de que o YouTube pode funcionar como uma ferramenta eficaz de divulgação científica, particularmente no campo da sociologia e no tema da inclusão social de pessoas com deficiência ... -
Computação desplugada: uma proposta de sequência didática para os estudantes do 2° ano do Ensino Fundamental
(INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - CAMPUS SÃO JOÃO DE MERITI, 2023)As mudanças trazidas por tecnologias digitais de informação e comunicação têm afetado a sociedade como um todo e também a educação. A área de computação é vista como fundamental para a formação dos estudantes, na medida ... -
Contribuições da educação não formal destinada ao campesinato para a popularização da ciência.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)A Popularização da Ciência (PC) é uma área em constante atualização, tanto em relação aos referenciais teóricos, quanto às práticas desenvolvidas, imbricada ao contexto social e ao desenvolvimento científico e tecnológico. ... -
Contribuições da Neuroeducação para prática pedagógica de professores de língua inglesa que lidam com crianças autistas, nível 1, na educação infantil.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)INTRODUÇÃO:O presente trabalho se propõe a refletir como a utilização dos princípios da neuroeducação pode ser aliada à prática pedagógica de professores de língua inglesa e como estes princípios podem contribuir para a ... -
A criação de um repositório digital para materiais educacionais destinados a alunos com TEA.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)Este trabalho descreve o processo de criação de um site, que tem como intuito ser um repositório digital para modelos produzidos para a impressora 3D e materiais complementares, que visam a inclusão de alunos com TEA ... -
Diferenças no processo de apredizagem de alunos com transtorno do espectro autista: uma revisão narrativa.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)O autismo, conforme definido no Manual Diagnóstico de Transtornos Mentais - DSM V, é um distúrbio invasivo do desenvolvimento caracterizado por desafios na interação social, déficits na comunicação verbal, interesses ... -
Dislexia e a educação brasileira: o conhecimento do professor da educação básica e a influência sobre sua prática educacional.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)A dislexia é um transtorno de aprendizagem que afeta a leitura e a escrita. Os primeiros indícios do transtorno costumam aparecer no início da alfabetização, quando a criança inicia o processo de leitura. Por conseguinte, ... -
A divulgaçao científica no projeto de extensão "Direito Humano à alimentação adequada para populações invisibilizadas: a realidade dos gramachinhos"
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)Este trabalho busca associar as ações do projeto de extensão intitulado “DIREITO HUMANO À ALIMENTAÇÃO ADEQUADA (DHAA) PARA POPULAÇÕES INVISIBILIZADAS: UMA REALIDADE DOS GRAMACHINHOS” a ações de divulgação científica. ...