Pokémon Jornadas: como um anime pode servir como ferramenta de educação e divulgação da ecologia.
Resumo
Além de ser uma excelente fonte de entretenimento, a cultura pop presente no
audiovisual se mostrou promissora no ambiente educacional. As animações, fruto
dessa cultura, podem ser um instrumento capaz de tornar o conteúdo científico mais
acessível e fazer com que o público tenha cada vez mais interesse pela ciência. O
objeto de estudo do presente trabalho é a série Pokémon Jornadas, que faz parte
de uma das maiores franquias de entretenimento do mundo, e impacta há duas
décadas a cultura pop. Dentro das demandas de se identificar novas ferramentas
para a educação, o presente trabalho buscou compreender como o desenho
Pokémon pode funcionar como ferramenta de educação e divulgação de ecologia.
Compreende-se que um melhor entendimento da área ecológica é necessário para
que os seres humanos estabeleçam uma melhor relação com o meio ambiente,
visto que esta área estuda as relações dos organismos com a natureza. Sendo uma
pesquisa de cunho qualitativo, utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin (2016)
para analisar os elementos ecológicos na animação. Como resultado, identificou-se
13 conceitos da ecologia representados na animação. Dentre eles, 12 foram
encontrados em livros didáticos que seguem os parâmetros nacionais da educação
básica. Acredita-se que o episódio um de Pokémon Jornadas tem um grande
potencial de ser uma ferramenta de educação e divulgação da ecologia. A
perspectiva futura