Análise das informações oferecidas aos docentes sobre inclusão de alunos com deficiência no contexto pós-pandêmico.
Resumo
Este trabalho objetiva compreender o cenário das formações oferecidas aos docentes no
período pós-pandêmico, voltadas para a inclusão de estudantes com deficiência
intelectual (DI). Foi realizado um levantamento dos cursos ofertados aos professores de
09 universidades brasileiras. Trata-se de uma pesquisa documental realizada a partir dos
documentos encontrados dos cursos nos sites das Instituições de Ensino Superior do
Estado do RJ. Após a identificação das instituições, constata-se a existência da oferta de
08 cursos, durante o recorte temporal de 2021 até 2023. Com base na análise dos
documentos dos planos de cursos e nas ementas das formações coletadas, foi possível
identificar que somente 03 cursos dão ênfase à temática referente a inclusão de estudantes
com deficiência intelectual. De acordo com os resultados, pode-se concluir que houve
um número pouco significativo de formações oferecidas aos docentes no período do pós-
pandemia. Dessa forma, a pesquisa aponta a necessidade da oferta de mais formações
para preparar os docentes a fim de atender às necessidades individuais desses alunos,
levando em consideração os retrocessos causados pela covid-19 na educação. O artigo
propõe a construção de novos cursos de formação continuada que propiciem a reflexão
e preparo dos docentes acerca de sua prática pedagógica, com a intencionalidade de
potencializar o processo de ensino aprendizagem dos estudantes com DI, que tiveram
grandes desafios durante o ensino remoto.