• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Listar Ciências Humanas fecha de publicación 
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Ciências Humanas
  • Listar Ciências Humanas fecha de publicación
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Ciências Humanas
  • Listar Ciências Humanas fecha de publicación
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Listar Ciências Humanas por fecha de publicación

Ordenar por:

Orden:

Resultados:

Mostrando ítems 1-20 de 57

  • título
  • fecha de publicación
  • fecha de envío
  • ascendente
  • descendente
  • 5
  • 10
  • 20
  • 40
  • 60
  • 80
  • 100
    • Viscoso, mas gostoso: uma pesquisa sobre a entomofagia na revista Ciência Hoje. 

      Pena, Luciana Rodrigues (IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2019)
      Ao refletir sobre a minha experiência profissional como professora de Biologia, ao abordar algumas práticas consideradas comuns no Brasil do passado, porém desconhecidas ou descriminadas por alguns nos dias de hoje, ...
    • Tendências das pesquisas em “Educação Inclusiva” e “Divulgação Científica” nos eventos científicos da área de educação no período de 2013 a 2018. 

      Silva, Jacqueline Ferreira da (IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2019)
      Esta pesquisa, definida como um estado da arte tem como objetivo mapear trabalhos sobre atividades de divulgação científica realizadas no campo da educação especial. Investiga a presença das temáticas “Divulgação Científica” ...
    • Biblioteca universitária como espaço de divulgação científica: atuando no Facebook da biblioteca Reitor Antônio Celso Alves Pereira. 

      Ribeiro, Angelica (IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2019)
      Este trabalho tem como objetivo elaborar e implementar uma proposta de ação no Facebook da biblioteca jurídica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro a fim de que a mesma seja um veículo de divulgação científica não ...
    • "Era uma vez... Ei! Cadê eu" - Percepções de Letramento Racial Crítico em livros de literatura infantil ofertadas pelo PNLD 

      Melo, Hellen Christina Azedias de (IFRJ - CAMPUS SÃO JOÃO DE MERITI, 2021)
      A atual pesquisa teve como objetivo analisar livros paradidáticos infantis para investigar de que maneira a literatura infantil, ofertada pelo Programa Nacional do Livro Didático, pode contribuir para a construção de ...
    • Letramento versus literacia: forças em disputa pelo projeto de alfabetização no Brasil 

      Rodrigues, Jeanne Chaves (IFRJ - CAMPUS SÃO JOÃO DE MERITI, 2021)
      A ação de ler e escrever são indispensáveis para o ato da cidadania em sociedades letradas. Desse modo, a política de alfabetização de um país é de suma importância para a contribuição do domínio do código letrado. O ...
    • O olhar docente sobre o uso das novas tecnologias como ferramenta didática pedagógica na educação infantil durante a pandemia do novo corona vírus. 

      Rosa, Ana Beatriz Maia (IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2022)
      O trabalho em questão consiste em uma pesquisa sobre a opinião dos professores da educação infantil acerca das novas tecnologias e a importância de uma formação continuada, principalmente durante o período da Pandemia do ...
    • Narrativas do professor em tempos de pandemia: a ressignificação do trabalho docente 

      Souza, Barbara Freitas de (IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2022)
      O presente estudo tem o objetivo de refletir sobre o trabalho docente e as novas relações laborais estabelecidas durante a pandemia da Covid-19 através das narrativas dos professores. Para a elaboração da pesquisa, foi ...
    • O livro digital como instrumento educativo no ensino das linguagens visuais 

      Andrade, Luis Felipe Costa de (IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2022)
      Este artigo parte de reflexões sobre o lugar que os livros ocupam atualmente na vida e na formação dos estudantes, diante das novas tecnologias de informação e comunicação. A pesquisa buscou compreender como desenvolver ...
    • Ensino remoto e os desafios da escola pública: um estudo de caso sobre a capacitação de professores do município do Rio de Janeiro no período emergencial 

      Souza, Laura Aguia de (IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2022)
      O presente artigo tem como objetivo geral analisar como se deu a capacitação dos professores da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro em 2021 durante o ensino remoto. Com a pandemia da COVID-19 em 2020 e suas trágicas ...
    • A gestão pedagógica e a inserção das TDICs no ambiente escolar: um estudo de caso na Rede Municipal de Educação da cidade de Rio Bonito 

      Ferreira, Rafael da Silva (IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2022)
      A pesquisa aqui apresentada busca refletir sobre a inserção das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICS) no espaço escolar público, partindo da ideia de que tão importante quanto disponibilizar o acesso a ...
    • Uso dos jogos digitais para o ensino dos Biomas Brasileiros em Geografia: uma análise do aplicativo Conheça os Biomas 

      Ferreira, Luciana Carolino (IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2022)
      O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise de como o uso dos jogos digitais podem contribuir para o ensino dos Biomas Brasileiros em Geografia para turmas do 7º ano do ensino fundamental II. Realizando uma ...
    • Educação digital: um levantamento de aplicativos voltados para o ensino de Biologia no ensino médio. 

      Silva, Viviani Frazão do Carmo (IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2022)
      A tecnologia mostra-se cada vez mais presente nas dinâmicas sociais atuais, tornando-se essencial em diversos níveis de comunicação e favorecendo o desenvolvimento de novas perspectivas para a educação. A nova BNCC, partindo ...
    • Vídeo participativo online: produção audiovisual e aprendizagem inventiva 

      Santos, Jéssica Nadilza Santos e (IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2022)
      O vídeo participativo (VP) é uma metodologia no qual o grupo envolvido conduz todo o processo de produção audiovisual. Neste trabalho, relatamos a experiência de realização de um vídeo, seguindo as premissas desta metodologia, ...
    • Projetos audiovisuais no ambiente escolar: MacacuCine um estudo de caso 

      Espogeiro, Marina Correa (IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2022)
      Este artigo propõe uma reflexão sobre o uso das linguagens audiovisuais no ambiente escolar, a partir de uma pesquisa sobre o projeto MacacuCine. O MacacuCine é um projeto de audiovisual que acontece desde 2007 no município ...
    • Aventureiros do Conhecimento no Espaço Ciência Interativa – Uma proposta de jogo interpretativo e investigativo para a visitação da exposição NeuroSensações. 

      Santos, Hugo Nascimento dos (IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2022)
      Através de uma análise documental de caráter qualitativo, o presente trabalho busca verificar se jogos de caráter interpretativo e investigativo, como os jogos de interpretação de papéis podem auxiliar na visitação da ...
    • Módulo "visão" da exposição "Neurosensações" e fundamentos da aprendizagem baseada em problemas: uma combinação possível como prática metodológica no Ensino de Química. 

      Silva, Alessandra de Santana da (IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2022)
      Mesmo estando no século XXI, ainda se observa, em muitas salas de aula, um ensino tradicional, descontextualizado e ineficaz em envolver o aluno como protagonista em seu processo de aprendizagem. Práticas pedagógicas, ...
    • Rodas de conversa online: uma alternativa para trabalhar competências socioemocionais com estudantes de Ensino Médio 

      Porto, Vanessa Cerqueira (IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2023)
      Este artigo visa apresentar, através de um relato de experiência, a proposta e o desenvolvimento de Rodas de Conversa online enquanto metodologia para trabalhar com o desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais ...
    • Useless machines: interfaces entre arte e o ensino de novas tecnologias 

      Pereira, João Manoel da Silva (IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2023)
      Este estudo visa apresentar através de uma pesquisa-intervenção a construção, desenvolvimento e a execução de oficinas relacionando conceitos e práticas do campo da arte e do design ao ensino de novas tecnologias. O projeto ...
    • E o Educativo, onde está?: reflexões sobre presença e atuação do setor educacional dos museus nas plataformas digitais durante a pandemia do Covid-19 

      Ribeiro, Wesley de Souza (IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2023)
      Este artigo visa apresentar o processo e os resultados de uma pesquisa que buscou compreender o fenômeno de migração das atividades educativas das instituições culturais do modo presencial para o virtual, no início da ...
    • Grupos do Facebook aplicados ao processo de ensino-aprendizagem no Ensino Superior: uma revisão de escopo 

      Casemiro, Ítalo de Paula (IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2023)
      O presente trabalho tem como proposta analisar os usos de grupos do Facebook para fins educacionais no ensino superior, a partir das evidências científicas apresentas em estudos utilizando esta mídia social. Especificamente, ...

      DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
      Contacto | Sugerencias
      Theme by 
      Atmire NV
       

       

      Listar

      Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

      Mi cuenta

      AccederRegistro

      DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
      Contacto | Sugerencias
      Theme by 
      Atmire NV