Divulgação Científica e a Creche: Diálogos e Possibilidades Através de um Livro Pop-Up.
Resumo
O objetivo desta pesquisa é apresentar a produção e desenvolvimento de um livro
pop-up a partir de uma temática que estabeleça a relação entre divulgação científica
(DC) e alfabetização científica (AC) no âmbito da educação infantil (creche) por meio
do uso da literatura infantil. A temática escolhida foi o arco-íris por se tratar de um
fenômeno que as crianças possivelmente já viram diretamente no céu, em algum
espelho ou em algum momento de brincadeira com um jato de água. Compreendendo
que é um processo desafiador trazer a divulgação científica e alfabetização científica
para essa faixa etária, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa-propositiva com a
criação de um produto educacional, um livreto em formato pop-up, na temática de
divulgação científica, para crianças na faixa de etária de dois e três anos (nível creche)
como possibilidade de contribuir com a prática docente em sala de aula. Apontamos
como resultado que a ação especificamente para o público infantil precisa estar ligada
ao cotidiano da criança, pois mesmo antes de a criança frequentar a escola ela teve
e tem contato com diferentes conhecimentos através do meio em que vive.