Jogo matemático para auxiliar no aprendizado de números inteiros com foco em alunos com discalculia.
Resumo
Muito se tem discutido sobre as dificuldades enfrentadas pelos alunos em relação à matemática.
Os exames revelam baixos índices de eficiência na disciplina, o que tem posicionado o Brasil
em patamares desfavoráveis nos rankings mundiais. A necessidade de investigar as possíveis
causas dessa ineficácia é evidente, visando encontrar soluções que tornem a experiência dos
estudantes brasileiros com a matemática mais satisfatória.Um fator a ser considerado nessa
investigação é o transtorno de aprendizado conhecido como discalculia. Apesar de
representarem apenas uma pequena parcela da população mundial, os indivíduos afetados por
esse transtorno merecem atenção especial. Os exames nacionais e internacionais não os
distinguem separadamente, incluindo-os nos resultados dos rankings, o que evidencia o
desconhecimento e o descaso em relação a esse grupo de estudantes.É inegável que esses alunos
precisam receber educação e ter seus direitos assegurados, assim como os alunos sem o
transtorno. No entanto, o desafio reside em como atingir esse objetivo. A abordagem proposta,
neste trabalho, é a de criação de um jogo didático de cartas voltado especificamente para alunos
com discalculia, utilizando conceitos neuroeducacionais. Esse jogo tem o objetivo oferecer
suporte aos alunos, permitindo-lhes assimilar de forma mais inclusiva e divertida o conjunto de
números que se faz presente em diversas situações cotidianas. A proposta é que esse jogo sirva
como uma ferramenta complementar ao ensino tradicional, proporcionando uma abordagem
diferenciada que atenda às necessidades específicas desses estudantes.