• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Listar Teses e Dissertações por título 
  •   DSpace Principal
  • Teses e Dissertações
  • Listar Teses e Dissertações por título
  •   DSpace Principal
  • Teses e Dissertações
  • Listar Teses e Dissertações por título
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Listar Teses e Dissertações por título

  • 0-9
  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
  • F
  • G
  • H
  • I
  • J
  • K
  • L
  • M
  • N
  • O
  • P
  • Q
  • R
  • S
  • T
  • U
  • V
  • W
  • X
  • Y
  • Z

Ordenar por:

Orden:

Resultados:

Mostrando ítems 48-67 de 136

  • título
  • fecha de publicación
  • fecha de envío
  • ascendente
  • descendente
  • 5
  • 10
  • 20
  • 40
  • 60
  • 80
  • 100
    • Efeito do sedimento e da microbiota sobre a qualidade microbiológica, físico-química e sensorial do azeite de oliva Koroneiki não filtrado da região de Aiuruoca – MG. 

      Carpenter, Rejane Baptista Teles (Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, 2022)
      O azeite de oliva é o sumo da oliva obtido unicamente por processo mecânico. O produto recém obtido possui aparência turva devido à presença de microgotas de água de vegetação, partículas sólidas provenientes do fruto, ...
    • Energia & vida : caminhos para a sustentabilidade 

      Henrique Júnior, Sergio de Souza; Pereira, Grazielle Rodrigues (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      Este material instrucional pedagógico foi gerado a partir da tese de doutorado em Ensino de Ciências intitulada “Implantação de um centro de ciências no município de Belford Roxo para a promoção da educação científica na ...
    • Ensino de ciências e prática pedagógica : a avaliação da aprendizafem no IFRJ 

      Lisbôa, Cássia do Carmo Andrade; (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      A presente pesquisa buscou compreender como tem ocorrido a avaliação da aprendizagem nos cursos de licenciatura em física e química do IFRJ. O objetivo geral foi contribuir para reflexão a respeito da prática pedagógica ...
    • Ensino de ciências em uma escola na prisão : o fanzine como recurso didático 

      Delgado, Fabíola da Silva Prado (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)
      Lecionar em uma escola localizada em uma Unidade Prisional na modalidade Educação de Jovens e Adultos é um desafio diário, pois o modelo de educação aplicado em uma escola na prisão é o mesmo que o aplicado nas escolas ...
    • Ensino de ciências em uma escola na prisão : o fanzine como recurso didático 

      Delgado, Fabíola da Silva Prado; Deccache-Maia, Eline (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)
      Produto educacional da dissertação: DELGADO, Fábio da Silva Prado. Ensino de ciências em uma escola na prisão: o fanzine como recurso didático. Orientador: Eline Deccache-Maia. 2024. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional ...
    • O ensino de ciências por investigação e a construção de modelos didáticos no estudo do sistema circulatório 

      Alves, Fernanda Martins Cordeiro; (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      Produto educacional da dissertação O uso de modelos didáticos do sistema circulatório humano por meio de uma sequência de ensino por investigação : uma proposta para o ensino de biologia em uma turma do 3º ano do ensino ...
    • O ensino dos manguezais: temática ambiental a partir de uma perspectiva crítica 

      Peres, Kaio Cesar de Azevedo; Velloso, Verônica Pimenta (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      A dissertação de mestrado teve como escopo investigar sobre as abordagens dos manguezais no ensino médio de forma que seja considerada a dimensão humana neste ambiente e no processo ensino-aprendizagem. Para atingir esse ...
    • Entre museus de ciências e escolas: preparação de uma visita a um espaço museal na Baixada Fluminense 

      Silva, Danniele Nunes da (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)
      A dimensão educacional vem se ampliando nos museus e centros de ciências, logo estes espaços têm sido motivo de estudo de diversos autores, desde a relação das exposições com o visitante até as contribuições para aprendizagens. ...
    • Um episódio da história a partir de uma perspectiva decolonial : o ensino da força de atrito em um curso a distância de graduação 

      Moura, Rafael Tomé de (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)
      A partir do momento que entramos na escola, somos conduzidos a aprender e entender a ciência direcionada às produções e conceitos científicos ocidentais. Sendo assim, têm-se a impressão de que toda criação intelectual ...
    • Espectro eletromagnético: um material didático para o ensino das radiações ionizantes e não ionizantes para prática inclusiva de alunos com deficiência visual 

      Silva, Daniele Pereira da; Oliveira, Alexandre Lopes de (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      Diante dos desafios em ensinar física para alunos com deficiência visual no contexto escolar, esta pesquisa tem como objetivo a construção de uma sequência didática e seus artefatos para o ensino das radiações ionizantes ...
    • Estratégias de gamificação para promoção da motivação e do engajamento no ensino de ciências 

      Fraga, Vinicius Munhoz; (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      As metodologias ativas permitem ao aluno desenvolver autonomia e protagonismo na construção de seu conhecimento. Para que a aprendizagem ocorra, é essencial estar motivado e engajado. A gamificação, caracterizada pela ...
    • Explorando o Universo do Invisível: espectro eletromagnético acessível: material pedagógico instrucional 

      Silva, Daniele Pereira da; Oliveira, Alexandre Lopes de (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      Este material instrucional pedagógico foi gerado a partir da dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências intitulada “ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO: um material didático para o ensino das radiações ionizantes e ...
    • Explorando os caminhos dos alimentos : Oficina Interativa para inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista nas aulas de ciências 

      Pinto, Maria José Barbosa; Pereira, Grazielle Rodrigues (IFRJ Campus Nilópolis, 2024)
      Produto educacional da dissertação: PINTO, Maria José Barbosa. Explorando os caminhos dos alimentos: Oficina Interativa para o ensino de ciências de estudantes com Transtorno do Espectro Autista. Orientador: Grazielle ...
    • Explorando os caminhos dos alimentos : Oficina Interativa para o ensino de ciências de estudantes com Transtorno do Espectro Autista 

      Pinto, Maria José Barbosa (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)
      Esta pesquisa tem por objetivo analisar as contribuições de um recurso didático pedagógico, sob a forma de oficinas interativas, no ensino de Ciências da Natureza, com foco na temática Vida e Evolução, para a aprendizagem, ...
    • Exposição interativa “NeuroSensações” e o Ensino de Ciências: uma aproximação interdisciplinar entre o Museu de Ciências Espaço Ciência InterAtiva e professores do ensino fundamental 

      Fonseca, Fernanda de Lemos; (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      Os museus de ciências com suas atividades e exposições, são espaços de educação não formal que passam por transformações segundo as demandas sociais de cada época. Desta forma, na presente pesquisa, iniciou-se uma discussão ...
    • Formação continuada em serviço: desenvolvimento profissional do professor no âmbito do ensino de ciências em um colégio militarizado. 

      Silva, Layla Lúcia Galante; (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      O presente trabalho apresenta uma pesquisa que consistiu em investigar a construção de um processo de formação continuada em serviço de professores em uma escola militar, bem como compreender a prática docente e a ...
    • Formação continuada em serviço: troca de experiências e práticas inclusivas dos professores do IFRJ e IFF. 

      Ribeiro, Maryluci da Silva (IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)
      A pesquisa em questão busca contribuir para a melhoria do cenário desafiador com o qual as escolas de Ensino Médio Integrado (EMI) têm se confrontado: a inclusão de pessoas com deficiência, cada vez mais presente no ...
    • Formação de educadores e a transversalidade da educação ambiental : o site como recurso digital de ensino, organização, divulgação e reflexão socioambiental 

      Trajano, Silvia Cristina de Souza (IFRJ Campus Nilópolis, 2024)
      O objetivo da pesquisa é contribuir com a formação docente e de Educadores, ampliando o espaço de discussão com o auxílio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, despertando, os estudantes para as concepções ...
    • Formação de professores de ciências e a educação de jovens e adultos: desafios, perspectivas e experiências no IFRJ 

      Augustinho, Elizabeth (IFRJ - Campus Nilópolis, 2022)
      A essência da Educação de Jovens e Adultos é ser uma modalidade de ensino que prevê a garantia do direito à educação a todos aqueles que não conseguiram concluir a Educação Básica na etapa regular de ensino, sendo, assim, ...
    • A formação de professores e a inclusão de alunos com alta habilidades ou superdotação na rede federal de educação profissional, científica e tecnológica. 

      Silva, Tertuliano Soares e (IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)
      O estudo proposto tem como tema a inclusão de alunos com altas habilidades ou superdotação (AH ou SD) no Ensino Médio Integrado (EMI), sob a ótica da formação de professores na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). ...

      DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
      Contacto | Sugerencias
      Theme by 
      Atmire NV
       

       

      Listar

      Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta comunidadPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

      Mi cuenta

      AccederRegistro

      DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
      Contacto | Sugerencias
      Theme by 
      Atmire NV