Listar Teses e Dissertações por título
Mostrando ítems 48-67 de 136
-
Efeito do sedimento e da microbiota sobre a qualidade microbiológica, físico-química e sensorial do azeite de oliva Koroneiki não filtrado da região de Aiuruoca – MG.
(Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, 2022)O azeite de oliva é o sumo da oliva obtido unicamente por processo mecânico. O produto recém obtido possui aparência turva devido à presença de microgotas de água de vegetação, partículas sólidas provenientes do fruto, ... -
Energia & vida : caminhos para a sustentabilidade
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Este material instrucional pedagógico foi gerado a partir da tese de doutorado em Ensino de Ciências intitulada “Implantação de um centro de ciências no município de Belford Roxo para a promoção da educação científica na ... -
Ensino de ciências e prática pedagógica : a avaliação da aprendizafem no IFRJ
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)A presente pesquisa buscou compreender como tem ocorrido a avaliação da aprendizagem nos cursos de licenciatura em física e química do IFRJ. O objetivo geral foi contribuir para reflexão a respeito da prática pedagógica ... -
Ensino de ciências em uma escola na prisão : o fanzine como recurso didático
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)Lecionar em uma escola localizada em uma Unidade Prisional na modalidade Educação de Jovens e Adultos é um desafio diário, pois o modelo de educação aplicado em uma escola na prisão é o mesmo que o aplicado nas escolas ... -
Ensino de ciências em uma escola na prisão : o fanzine como recurso didático
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)Produto educacional da dissertação: DELGADO, Fábio da Silva Prado. Ensino de ciências em uma escola na prisão: o fanzine como recurso didático. Orientador: Eline Deccache-Maia. 2024. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional ... -
O ensino de ciências por investigação e a construção de modelos didáticos no estudo do sistema circulatório
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Produto educacional da dissertação O uso de modelos didáticos do sistema circulatório humano por meio de uma sequência de ensino por investigação : uma proposta para o ensino de biologia em uma turma do 3º ano do ensino ... -
O ensino dos manguezais: temática ambiental a partir de uma perspectiva crítica
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)A dissertação de mestrado teve como escopo investigar sobre as abordagens dos manguezais no ensino médio de forma que seja considerada a dimensão humana neste ambiente e no processo ensino-aprendizagem. Para atingir esse ... -
Entre museus de ciências e escolas: preparação de uma visita a um espaço museal na Baixada Fluminense
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)A dimensão educacional vem se ampliando nos museus e centros de ciências, logo estes espaços têm sido motivo de estudo de diversos autores, desde a relação das exposições com o visitante até as contribuições para aprendizagens. ... -
Um episódio da história a partir de uma perspectiva decolonial : o ensino da força de atrito em um curso a distância de graduação
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)A partir do momento que entramos na escola, somos conduzidos a aprender e entender a ciência direcionada às produções e conceitos científicos ocidentais. Sendo assim, têm-se a impressão de que toda criação intelectual ... -
Espectro eletromagnético: um material didático para o ensino das radiações ionizantes e não ionizantes para prática inclusiva de alunos com deficiência visual
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Diante dos desafios em ensinar física para alunos com deficiência visual no contexto escolar, esta pesquisa tem como objetivo a construção de uma sequência didática e seus artefatos para o ensino das radiações ionizantes ... -
Estratégias de gamificação para promoção da motivação e do engajamento no ensino de ciências
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)As metodologias ativas permitem ao aluno desenvolver autonomia e protagonismo na construção de seu conhecimento. Para que a aprendizagem ocorra, é essencial estar motivado e engajado. A gamificação, caracterizada pela ... -
Explorando o Universo do Invisível: espectro eletromagnético acessível: material pedagógico instrucional
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Este material instrucional pedagógico foi gerado a partir da dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências intitulada “ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO: um material didático para o ensino das radiações ionizantes e ... -
Explorando os caminhos dos alimentos : Oficina Interativa para inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista nas aulas de ciências
(IFRJ Campus Nilópolis, 2024)Produto educacional da dissertação: PINTO, Maria José Barbosa. Explorando os caminhos dos alimentos: Oficina Interativa para o ensino de ciências de estudantes com Transtorno do Espectro Autista. Orientador: Grazielle ... -
Explorando os caminhos dos alimentos : Oficina Interativa para o ensino de ciências de estudantes com Transtorno do Espectro Autista
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)Esta pesquisa tem por objetivo analisar as contribuições de um recurso didático pedagógico, sob a forma de oficinas interativas, no ensino de Ciências da Natureza, com foco na temática Vida e Evolução, para a aprendizagem, ... -
Exposição interativa “NeuroSensações” e o Ensino de Ciências: uma aproximação interdisciplinar entre o Museu de Ciências Espaço Ciência InterAtiva e professores do ensino fundamental
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Os museus de ciências com suas atividades e exposições, são espaços de educação não formal que passam por transformações segundo as demandas sociais de cada época. Desta forma, na presente pesquisa, iniciou-se uma discussão ... -
Formação continuada em serviço: desenvolvimento profissional do professor no âmbito do ensino de ciências em um colégio militarizado.
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)O presente trabalho apresenta uma pesquisa que consistiu em investigar a construção de um processo de formação continuada em serviço de professores em uma escola militar, bem como compreender a prática docente e a ... -
Formação continuada em serviço: troca de experiências e práticas inclusivas dos professores do IFRJ e IFF.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)A pesquisa em questão busca contribuir para a melhoria do cenário desafiador com o qual as escolas de Ensino Médio Integrado (EMI) têm se confrontado: a inclusão de pessoas com deficiência, cada vez mais presente no ... -
Formação de educadores e a transversalidade da educação ambiental : o site como recurso digital de ensino, organização, divulgação e reflexão socioambiental
(IFRJ Campus Nilópolis, 2024)O objetivo da pesquisa é contribuir com a formação docente e de Educadores, ampliando o espaço de discussão com o auxílio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, despertando, os estudantes para as concepções ... -
Formação de professores de ciências e a educação de jovens e adultos: desafios, perspectivas e experiências no IFRJ
(IFRJ - Campus Nilópolis, 2022)A essência da Educação de Jovens e Adultos é ser uma modalidade de ensino que prevê a garantia do direito à educação a todos aqueles que não conseguiram concluir a Educação Básica na etapa regular de ensino, sendo, assim, ... -
A formação de professores e a inclusão de alunos com alta habilidades ou superdotação na rede federal de educação profissional, científica e tecnológica.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)O estudo proposto tem como tema a inclusão de alunos com altas habilidades ou superdotação (AH ou SD) no Ensino Médio Integrado (EMI), sob a ótica da formação de professores na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). ...