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Um episódio da história a partir de uma perspectiva decolonial : o ensino da força de atrito em um curso a distância de graduação

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Dissertação - Rafael Tomé de Moura (1.038Mb)
Data
2024
Autor
Moura, Rafael Tomé de
Metadata
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Resumo
A partir do momento que entramos na escola, somos conduzidos a aprender e entender a ciência direcionada às produções e conceitos científicos ocidentais. Sendo assim, têm-se a impressão de que toda criação intelectual importante para a humanidade se iniciou nessa parte geográfica e a ela se reduz. Com isso, uma possível abordagem para trabalhar a ciência sob uma perspectiva decolonial pode estar na utilização da história, por meio de episódios históricos como estratégia de ensino de física. A presente dissertação tem como objetivo o ensino de edificações para engenheiros, de forma a associar elementos das construções de povos antigos e o ensino do conceito de força de atrito na disciplina de mecânica geral, em curso de engenharia. Aqui entra o papel do professor pesquisador, que não apenas observa, mas se prontifica a produzir conhecimentos acerca de sua própria realidade, de seus próprios problemas, buscando sempre impulsionar a prática. O trabalho foi desenvolvido com alunos da educação a distância (EaD) do curso de graduação em engenharia de produção do Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ). Trata-se de uma pesquisa qualitativa na qual foi apresentada uma situação problema do período histórico estudado aos alunos, e por meio de um questionário de perguntas abertas, estabelecer relações visando o conhecimento contemporâneo. Os resultados são apresentados em duas partes, a primeira fazendo uma discussão da percentagem das respostas dos discentes, e a segunda, por meio da análise de livre interpretação, as mensagens das respostas discursivas, que demonstram que os alunos, majoritariamente, compreendem o problema apresentado, mas apresentam incerteza quanto à explicação do fenômeno físico. Por meio das análises das respostas, desenvolveu-se uma sequência didática intitulada - Saberes Milenares para o ensino da física contemporânea - sobre o carregamento dos blocos de pedra para a construção das pirâmides egípcias para professores de engenharia a distância, produto educacional dessa dissertação.
URI
https://repositorio.ifrj.edu.br/xmlui/handle/20.500.12083/1350
Collections
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica

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