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Espectro eletromagnético: um material didático para o ensino das radiações ionizantes e não ionizantes para prática inclusiva de alunos com deficiência visual

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Daniele Pereira da Silva - Dissertação (1.736Mb)
Data
2023
Autor
Silva, Daniele Pereira da
Oliveira, Alexandre Lopes de
Metadata
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Resumo
Diante dos desafios em ensinar física para alunos com deficiência visual no contexto escolar, esta pesquisa tem como objetivo a construção de uma sequência didática e seus artefatos para o ensino das radiações ionizantes e não ionizantes a partir do espectro eletromagnético. A fim de analisar o processo de aprendizagem do aluno com deficiência visual e do vidente, essa pesquisa está fundamentada com a teoria histórico-cultural de Vygotsky. A sequência didática, fruto dessa pesquisa, está estruturada em três etapas. A primeira etapa foi utilizada para análise dos conhecimentos prévios dos alunos, na segunda etapa, a apresentação dos artefatos e na terceira etapa a roda de conversa. A partir dos conhecimentos prévios, e das observações ocorridas em sala de aula foi possível traçar as questões acerca das radiações ionizantes e não ionizantes, que foram utilizadas para aplicação do teste conceitual. A sequência didática foi mediada pela metodologia ativa de Instrução pelos Colegas (Peer Instruction) e a troca de conhecimentos e colaboração mútua entre todos os participantes envolvidos permitiu a avaliação e a mediação do estudo em relação à sua eficácia. O processo foi aplicado em uma turma do 9º ano do ensino fundamental de uma escola da rede estadual do Espírito Santo. Toda experiência embasou a investigação para responder a seguinte pergunta: Como o aluno com deficiência visual e o vidente compreendem as radiações ionizantes e não ionizantes a partir do espectro eletromagnético por meio de um material didático acessível? A participação dos alunos e a construção dos conceitos a partir das conclusões alcançadas, sugerem que uso de uma prática diferenciada com uso de maquetes em três dimensões, áudios e materiais acessível associado com a metodologia ativa, com uso do cartão codificado, traz benefícios para prática mais inclusiva. Os materiais didáticos acessíveis frutos dessa pesquisa foram elaborados na forma instrucional, com a apresentação da sequência didática destinada aos professores de física, incluindo a metodologia. Os resultados desta pesquisa, obtidos na evolução das atividades propostas, foram estudados pela análise textual discursiva indicou a possibilidade de estruturar a prática pedagógica, ao utilizar materiais acessíveis mediado pela metodologia ativa, podem potencializar a aprendizagem no contexto colaborativo.
URI
https://repositorio.ifrj.edu.br/xmlui/handle/20.500.12083/722
Collections
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