Entre museus de ciências e escolas: preparação de uma visita a um espaço museal na Baixada Fluminense
Resumo
A dimensão educacional vem se ampliando nos museus e centros de ciências, logo estes espaços têm sido motivo de estudo de diversos autores, desde a relação das exposições com o visitante até as contribuições para aprendizagens. As possibilidades entre as escolas e os espaços não formais são muitas. Como o ponto de partida da pesquisa, enquanto professora e pesquisadora, procurou-se entender o que são os museus e como estes espaços se tornaram importante na Educação e no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, apresentamos um breve histórico dos museus e centros de ciências e sua relação com as visitas escolares. Considerando os museus de ciências espaços educacionais, torna-se relevante entender quais as formas de produção de conhecimento destes locais e como essas reflexões impactam o ensino de ciências. O presente trabalho realizou o planejamento de uma visita dos alunos de uma escola, localizada no município de Mesquita na Baixada Fluminense, ao Espaço Ciência InterAtiva, localizado na mesma cidade, e os possíveis desdobramentos que esta visita pode promover em sala de aula. O percurso metodológico consiste em uma pesquisa qualitativa com um planejamento dividido por etapas antes da visitação, durante e após a visita. Os métodos utilizados para coleta de dados da pesquisa, foram rodas de conversas com o público-alvo, alunos do ensino fundamental II, do 9º ano, além de etapas como visitas virtuais a museus, dinâmica de observação. Posterior a visita foram realizadas novas rodas de conversa e a culminância com apresentação de trabalhos e experimentos na escola. As análises dos dados foram realizadas mediante categorias selecionadas por livre interpretação, com base na análise qualitativa de Minayo. Como resultado das rodas de conversa percebeu-se que poucos alunos sinalizaram o conhecimento sobre museus de ciências, além de nunca terem visitado espaços museais, principalmente na Baixada Fluminense. No início desta pesquisa, os alunos apresentavam uma perspectiva imediatista e positivista da ciência, após a visita os alunos puderam perceber aspectos diferentes aos anteriores, apresentaram melhor compreensão da ciência, não como um produto pronto, mas algo a ser construído por pessoas ao longo do tempo. Os alunos ainda conseguiram relacionar conteúdos apresentados na exposição com práticas cotidianas e com conteúdo do currículo, principalmente do livro didático. Afirmou-se, portanto, a importância em traçar objetivos pedagógicos para as visitas. Durante a pesquisa foi confeccionado um produto educacional, que consiste em um roteiro para visitação a espaços museais na Baixada Fluminense. Procurou-se apresentar algumas possibilidades para que professores da educação básica, realizem planejamento de suas visitas escolares aos espaços museais. O material é composto por sugestões de atividades a serem realizadas antes e após a visitação, além de algumas informações sobre dois Museus de Ciências da Baixada Fluminense.