A inclusão no currículo do IFRJ: uma análise da trajetória formativa dos futuros professores de química
Abstract
São poucos os trabalhos acadêmicos que correlacionam o Ensino de Química
à Educação Inclusiva, principalmente quando se fala em propor metodologias
diferenciadas, que tornem as aulas inclusivas para que se adéquem às
necessidades educacionais especiais dos alunos, durante a formação inicial do
futuro professor. Por isso, iniciouse esta monografia com uma revisão de
literatura para apresentar outros trabalhos relevantes que se referem à Inclusão
no ensino de Química, a partir de uma análise da falta de Inclusão como
elemento transversal da ementa deste curso. Também se estabeleceu o
referencial teórico que investe nos estudos das Leis sobre Inclusão, para criar
um aporte teórico se baseia em Cruz e Glat (2014) para trajetória formativa,
Bourdieu e Champagne (2001) sobre exclusão escolar, Nóvoa (2001) para
analisar o currículo na formação de professores e Abreu e Lopes (2008) para
políticas curriculares. Este trabalho visa analisar a Educação Inclusiva
enquanto categoria formativa do perfil traçado dos licenciandos em Química do
curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Ciência, Educação e
Tecnologia do Rio de Janeiro do campus Duque de Caxias, que cumpriram
pelo menos 85% da matriz curricular, a partir de um questionário aberto. Para
analisar os dados, fundamentase nos métodos de Bardin (2011) para realizar
a categorização das respostas. A pesquisa apontou a necessidade de um
aprofundamento e um investimento maior na temática inclusão no campo
formativo, a falta do tema inclusão permeando por todas as unidades
curriculares e na ausência de disciplinas com metodologias diferenciadas.