Química forense: uma proposta de oficina temática para o ensino médio da rede estadual de ensino.
Abstract
O presente trabalho teve como objetivo propor uma Oficina Temática em Química
Forense para o Ensino Médio. A pesquisa de caráter qualitativo foi realizada em um
colégio estadual no município de São João de Meriti Rio de Janeiro com alunos da
2a e 3a série do ensino médio. A Oficina Temática foi aplicada em 3 aulas de 50
minutos cada e foram trabalhados três testes: bafômetro, detecção de mancha de
sangue e revelação de digitais. Além dos experimentos, foram realizadas leitura e
discussão de texto jornalístico e atividades avaliativas diversificadas, como
construção de um mural e jogo de palavras cruzadas. As atividades avaliativas
juntamente com os questionários configuraramse como instrumentos para coleta de
dados. Os resultados obtidos demonstraram que a ciência forense é uma área da
ciência desconhecida pela maioria dos alunos participantes do projeto. Além disso,
observouse que muitos alunos não se interessam pela disciplina de química pela
sua complexidade e por não ser uma área que pretendem atuar futuramente, ou
seja, a disciplina não apresenta um significado para eles. A oficina possibilitou que
os alunos interagissem uns com os outros e com o fenômeno que estava sendo
estudado, permitindo ao aluno construir o conhecimento a partir das suas
observações e hipóteses levantadas ao longo das atividades experimentais. A
oficina também trouxe para a sala de aula discussões importantes para a formação
do aluno, como a ingestão de álcool e seus efeitos no organismo combinados com a
direção e suas consequências mortais. Sendo assim, a oficina contribuiu para
conscientização dos alunos, atendendo um dos objetivos da educação que é
formação de cidadãos críticos aptos a viverem em sociedade.