• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Listar Ciências Exatas e da Terra fecha de publicación 
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Listar Ciências Exatas e da Terra fecha de publicación
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Listar Ciências Exatas e da Terra fecha de publicación
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Listar Ciências Exatas e da Terra por fecha de publicación

Ordenar por:

Orden:

Resultados:

Mostrando ítems 1-20 de 80

  • título
  • fecha de publicación
  • fecha de envío
  • ascendente
  • descendente
  • 5
  • 10
  • 20
  • 40
  • 60
  • 80
  • 100
    • Permutação caótica no ensino médio: uma breve investigação 

      Santos, Jefferson Araújo dos (IFRJ, 2015-09-04)
      Apesar de possibilitar aplicações no cotidiano, o estudo de Análise Combinatória apresenta grande dificuldade tanto para alunos do Ensino Médio quanto para professores. Por esta razão, a opção por um ensino superficial é ...
    • Matemática financeira e no processo de aprendizagem no ensino fundamental 

      Vieira, Tayna da Silva (Campus Paracambi, IFRJ, 2016, 2016-07-12)
      Taxa de juros, inflação, capitalização, descontos, juros compostos, poder de compra, sistema de amortização constante (SAC), consumo e renda são temas que a população tem contato constantemente. No entanto, há certa ...
    • Educação financeira: um estudo sobre consumo e tomadas de decisões de adolescentes 

      Autor desconocido (Campus Paracambi, IFRJ, 2016, 2016-07-22)
      Vivemos em uma sociedade voltada para o consumo, ou mais especificamente, voltada para os interesses dos produtores. Somos frequentemente expostos a sedutores anúncios publicitários que nos fazem acreditar que para ″ser″ ...
    • Química verde em métodos sintéticos: aplicação de novas metodologias experimentais na formação de professores de Química 

      Silva, Geovani Aristeu Lima (IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2018)
      Os primeiros relatos de degradação do meio ambiente começaram descrevendo problemas locais, pontuais. Hoje, o ser humano pode notar que os problemas pontuais já são problemas em comum, com dimensões globais. É ...
    • A inclusão no currículo do IFRJ: uma análise da trajetória formativa dos futuros professores de química 

      Mello, Isabelle Nascimento de (IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2018)
      São poucos os trabalhos acadêmicos que correlacionam o Ensino de Química à Educação Inclusiva, principalmente quando se fala em propor metodologias diferenciadas, que tornem as aulas inclusivas para que se adéquem ...
    • Uso da temática nanociência e nanotecnologia no ensino de química 

      Rodrigues, Henrique Cesar A. N. T. (IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2018)
      Muitos alunos possuem dificuldade para aprender Química, pois muitas vezes ela limita-se a teorias e cálculos que não tem relação direta com a vivência do aluno levando a uma desmotivação. Este trabalho tem como objetivo ...
    • Elaboração de apostila como um material didático interdisciplinar para o ensino médio utilizando o lixo eletrônico como tema gerador. 

      Farias, Letícia Aires de (IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2018)
      A educação brasileira iniciou­se no processo de catequização indígena carreando por muito tempo características de que o professor seria o detentor do conhecimento que seria depositado no aluno, e, como consequência, ...
    • Destilaria: uma proposta lúdica para o ensino de química orgânica. 

      Martins, Maximiliano de Freitas (IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2018)
      O ensino da Química Orgânica apresenta conteúdos demasiadamente extensos e complexos, exigindo dos estudantes habilidades como abstração e visão espacial para sua completa assimilação, além do entendimento de uma linguagem ...
    • Química forense: uma proposta de oficina temática para o ensino médio da rede estadual de ensino. 

      Silva, Rayanne Cugler da (IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2018)
      O presente trabalho teve como objetivo propor uma Oficina Temática em Química Forense para o Ensino Médio. A pesquisa de caráter qualitativo foi realizada em um colégio estadual no município de São João de Meriti ­ Rio ...
    • Aprendizagem signifiativa a partir de uma plataforma digital: uma proposta de aplicativo de smartphone para o estudo da radioatividade. 

      Cassini, Graziele de Carvalho (IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2018)
      O conhecimento científico está diretamente associado ao desenvolvimento da sociedade, visto que, a constante evolução tecnológica nos permite dinamizar a forma como aprendemos e interagimos com a informação. O ensino ...
    • Kits experimentais de baixo custo para o ensino de química: uma proposta para escolas da rede pública. 

      Vieira, Camille Delfino (IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2018)
      Tradicionalmente, a apresentação dos conceitos de química vem sendo feita de maneira abstrata e desvinculada da realidade dos estudantes, ocasionando um desinteresse em aprender. Educadores têm proposto diferentes ...
    • Desastre de Mariana: uma abordagem sobre a análise de água para o Ensino Médio 

      Cavalcante, Beatriz Pereira (IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-06)
      Estudos mostram que disciplinas da área de exatas, como matemática, física e química, são consideradas as vilãs pelos alunos no ensino médio, embora existam tantos recursos didáticos, para que se tornem mais atrativas. ...
    • Produção do jogo didático “circuito dos elementos” como ferramenta pedagógica para o ensino de tabela periódica. 

      Melo, Mariana Martins (IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-06-11)
      Ensinar e aprender Química ainda são desafios muito discutidos entre os educadores e licenciandos. Dentre os problemas que interferem de forma negativa no processo de ensino-aprendizagem dessa disciplina, podemos destacar ...
    • . O livro didático e o PNLD em foco: uma proposta de capacitação complementar para alunos de Licenciatura em Química. 

      Cassa, Sonara Gonçalves Silva (IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-06-18)
      O professor de química é detentor de um importante papel no processo de formação dos alunos: o de mediar o conhecimento. Para tecer esse processo de aprendizagem, o professor dispõe de inúmeras ferramentas didáticas que ...
    • Produção de uma cartilha educativa na temática medicamentos com ênfase em química orgânica para EJA 

      Morais, Jacson da Silva (IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-06-21)
      A pouca disponibilidade de materiais didáticos alternativos que auxiliem professores e alunos no ensino de química orgânica, com enfoque na Educação de Jovens e Adultos (EJA) ainda é um desafio. A carência de recursos ...
    • A química dos cosméticos: guia didático e proposta de uma oficina temática para o ensino médio 

      Almeida, Gabriella Barbosa de (IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-06-26)
      No presente trabalho foi produzido um material didático-pedagógico com enfoque CTSA, onde seu principal objetivo foi contribuir para a formação de um cidadão crítico-reflexivo sobre um determinado contexto social. Para ...
    • Contextualização da Ciência Forense no Ensino de Química: Uma Oficina Temática no Curso Médio/técnico de Química. 

      Costa, Pamela Roberta Alves da (IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-06-28)
      A ciência forense é uma área multidisciplinar que envolve a física, a biologia, a matemática, a química e outras áreas de fronteira a fim de dar suporte nas investigações criminais e civis. Por meio dos noticiários, ...
    • Qual é o lugar da Educação de Jovens e Adultos dentro da formação inicial de egressos do IFRJ – Campus Duque de Caxias? 

      Oliveira, Matheus Silva de (IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-07-03)
      A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade da Educação Básica para atendimento da população que não concluiu o Ensino Fundamental ou Médio na idade considerada apropriada por motivos diversos da vida. Em sua trajetória ...
    • Micro-ondas doméstico: uma alternativa verde às aulas práticas de química orgânica. 

      Silva, Bianca Basset e (IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-07-04)
      As aulas experimentais são de grande importância no processo de ensinoaprendizagem, principalmente tratando-se do ensino de ciências, e delas a química talvez seja a área com maior necessidade de aplicação de experimentos ...
    • Produção de um roteiro experimental como ferramenta pedagógica para o ensino de Eletroquímica. 

      Dias, Lucas Ferreira da Silva (IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-07-04)
      É relatado na literatura que os alunos, de um modo geral, apresentam dificuldades de compreender os conceitos utilizados em Eletroquímica, uma vez que as reações de ganho e perda de elétrons são muito abstratas para os ...

      DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
      Contacto | Sugerencias
      Theme by 
      Atmire NV
       

       

      Listar

      Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

      Mi cuenta

      AccederRegistro

      DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
      Contacto | Sugerencias
      Theme by 
      Atmire NV