• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Destilaria: uma proposta lúdica para o ensino de química orgânica.

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Trabalho de Conclusão de Curso - Maximiliano de Freitas Martins (2.794Mb)
Data
2018
Autor
Martins, Maximiliano de Freitas
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O ensino da Química Orgânica apresenta conteúdos demasiadamente extensos e complexos, exigindo dos estudantes habilidades como abstração e visão espacial para sua completa assimilação, além do entendimento de uma linguagem própria para a nomeação das estruturas. A nomenclatura sistemática proposta pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC), exibe um número consideravelmente elevado de informações, sendo este um dos tópicos em que os alunos enfrentam maiores dificuldades, o que dificulta o entendimento de assuntos diretamente relacionados. Neste contexto, a busca de metodologias de ensino que visem facilitar o aprendizado da Química Orgânica, contribuindo para sucesso escolar dos alunos apresenta notável relevância. Dentre as alternativas atualmente empregadas por pesquisadores a fim de contornar os obstáculos apresentados, estão os jogos didáticos. Assim, para este projeto, um material didático inovador no formato de um jogo de duplo tabuleiro (horizontal e vertical) foi desenvolvido. Sua estrutura foi projetada de modo a simular um sistema completo de destilação fracionada, onde um baralho de cartas, compreendendo conteúdos relacionados a tópicos iniciais da Química Orgânica, cria a interação necessária entre os tabuleiros, realizando a “destilação”. Com o propósito de qualificar o material desenvolvido foram promovidos eventos no campus Duque de Caxias do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ­CDUC) a fim de avaliar a dinâmica nas regras do jogo e a viabilidade de sua utilização em sala de aula. O teste foi realizado com alunos do curso de Licenciatura em Química, sendo posteriormente aplicado com alunos de nível médio do Curso Técnico de Petróleo e Gás, após o aperfeiçoamento das regras do jogo. Foram coletados questionários de todos os alunos participantes deste estudo para análise posterior.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/775
Collections
  • Ciências Exatas e da Terra

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV