Elaboração de apostila como um material didático interdisciplinar para o ensino médio utilizando o lixo eletrônico como tema gerador.
Resumo
A educação brasileira iniciouse no processo de catequização indígena carreando
por muito tempo características de que o professor seria o detentor do conhecimento
que seria depositado no aluno, e, como consequência, esse aluno assimilaria o
conhecimento através da repetição e memorização dos conceitos científicos que
lhes forem apresentados. Durante muito tempo esse tipo de processo educacional
ocorria e ainda é observado nos dias atuais. Assim, como a preparação para os
processos seletivos e a educação tradicional vista em muitas instituições de ensino.
A utilização de um material didático diferenciado permitiria uma mudança nesse tipo
de processo e estimularia a compreensão do conteúdo. Além de estimular a
disseminação do conhecimento científico por todos os integrantes da comunidade
escolar, sendo através dos professores, ou dos alunos ou da comunidade escolar,
tornando o aluno um cidadão consciente cientificamente, socialmente,
ambientalmente e tecnologicamente. Em busca de uma aproximação da realidade
do aluno com o conhecimento cientifico fazse necessário à utilização de
ferramentas que tornem o ensino mais significativo como, por exemplo, os temas
geradores propostos por Paulo Freire, a alfabetização cientifica de Áttico Chassot e
as propostas do movimento ciênciatecnologiasociedadeambiente (CTSA). A
elaboração de um material didático multidisciplinar utilizando esses tipos de
ferramentas possibilita a tecitura do conhecimento científico com a comunidade
escolar tornando o aluno a peça principal do processo de alfabetização. Englobando
diferentes disciplinas como história, sociologia, biologia e química o material didático
“Lixo Eletrônico: Aprendendo de forma consciente” foi elaborado visando uma
mudança no quadro da educação brasileira trazendo um material facilitador para
aproximar a realidade do aluno com o cotidiano do profissional da educação. A
utilização de materiais didáticos facilita o processo de ensino aprendizado, já que,
devido à extensa carga horaria que o professor possui é cada vez mais difícil à
elaboração de metodologias diferenciadas, sendo assim, uma ferramenta facilitadora
que possibilita o professor permearse pelos conhecimentos científicos. E ao utilizar
as propostas do movimento CTSA promove a alfabetização científica utilizando
atividades diferenciadas possibilitando a construção de um novo processo
educacional.