Browsing Ciências Humanas by Title
Now showing items 27-46 of 46
-
Letramento versus literacia: forças em disputa pelo projeto de alfabetização no Brasil
(IFRJ - CAMPUS SÃO JOÃO DE MERITI, 2021)A ação de ler e escrever são indispensáveis para o ato da cidadania em sociedades letradas. Desse modo, a política de alfabetização de um país é de suma importância para a contribuição do domínio do código letrado. O ... -
O livro digital como instrumento educativo no ensino das linguagens visuais
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2022)Este artigo parte de reflexões sobre o lugar que os livros ocupam atualmente na vida e na formação dos estudantes, diante das novas tecnologias de informação e comunicação. A pesquisa buscou compreender como desenvolver ... -
O mito da Matemática para poucos: uma pesquisa bibliográfica sobre as relações entre Neurociências, Neuroeducação e Matemática.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)A crença de que nem todos são capazes de aprender Matemática tem levado, frequentemente, muitos a desistirem de ao menos tentar se aproximar dessa disciplina. Nesse contexto, o atual estudo buscou proporcionar indicações ... -
Módulo "visão" da exposição "Neurosensações" e fundamentos da aprendizagem baseada em problemas: uma combinação possível como prática metodológica no Ensino de Química.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2022)Mesmo estando no século XXI, ainda se observa, em muitas salas de aula, um ensino tradicional, descontextualizado e ineficaz em envolver o aluno como protagonista em seu processo de aprendizagem. Práticas pedagógicas, ... -
Narrativas do professor em tempos de pandemia: a ressignificação do trabalho docente
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2022)O presente estudo tem o objetivo de refletir sobre o trabalho docente e as novas relações laborais estabelecidas durante a pandemia da Covid-19 através das narrativas dos professores. Para a elaboração da pesquisa, foi ... -
A Neurociência Cognitiva e a Alfabetização de Crianças com Transtornos de Aprendizagem: Uma Proposta de Sequência Didática
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)Este trabalho apresenta uma Sequência Didática, considerando as contribuições da Neurociência Cognitiva que podem facilitar o processo de alfabetização de crianças com Transtornos de Aprendizagem. A pesquisa se trata de ... -
Neuroeducação e Habilidades Sociais: uma articulação aplicada à formação docente de ensino superior para o combate da LGBTIfobia.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)A intenção deste trabalho consiste em correlacionar os princípios da neuroeducação com a teoria base utilizada nos treinamentos de habilidades sociais visando a sensibilização da prática docente no ensino superior ... -
As novas tecnologias e a formação dos professores: uma análise dos cursos de Pedagogia de Universidades Públicas do Estado do Rio de Janeiro
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2024)Com a crescente relevância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) e demais tecnologias, além da integração delas no ambiente educacional, torna-se ... -
O olhar docente sobre o uso das novas tecnologias como ferramenta didática pedagógica na educação infantil durante a pandemia do novo corona vírus.
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2022)O trabalho em questão consiste em uma pesquisa sobre a opinião dos professores da educação infantil acerca das novas tecnologias e a importância de uma formação continuada, principalmente durante o período da Pandemia do ... -
Pokémon Jornadas: como um anime pode servir como ferramenta de educação e divulgação da ecologia.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)Além de ser uma excelente fonte de entretenimento, a cultura pop presente no audiovisual se mostrou promissora no ambiente educacional. As animações, fruto dessa cultura, podem ser um instrumento capaz de tornar o conteúdo ... -
A produção acadêmica em Ciência da Informação sobre as tecnologias digitais: uma análise bibliométrica entre os anos de 2018 e 2023
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2024)A partir de meados do século XX, pesquisadores indicam ter havido um expressivo aumento da produção documental, uma “explosão da informação”. Com a evolução das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nosso cotidiano ... -
Projetos audiovisuais no ambiente escolar: MacacuCine um estudo de caso
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2022)Este artigo propõe uma reflexão sobre o uso das linguagens audiovisuais no ambiente escolar, a partir de uma pesquisa sobre o projeto MacacuCine. O MacacuCine é um projeto de audiovisual que acontece desde 2007 no município ... -
Rodas de conversa online: uma alternativa para trabalhar competências socioemocionais com estudantes de Ensino Médio
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2023)Este artigo visa apresentar, através de um relato de experiência, a proposta e o desenvolvimento de Rodas de Conversa online enquanto metodologia para trabalhar com o desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais ... -
Tendências das pesquisas em “Educação Inclusiva” e “Divulgação Científica” nos eventos científicos da área de educação no período de 2013 a 2018.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2019)Esta pesquisa, definida como um estado da arte tem como objetivo mapear trabalhos sobre atividades de divulgação científica realizadas no campo da educação especial. Investiga a presença das temáticas “Divulgação Científica” ... -
Useless machines: interfaces entre arte e o ensino de novas tecnologias
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2023)Este estudo visa apresentar através de uma pesquisa-intervenção a construção, desenvolvimento e a execução de oficinas relacionando conceitos e práticas do campo da arte e do design ao ensino de novas tecnologias. O projeto ... -
Uso de estratégias de gamificação na disciplina de língua portuguesa do 1° ano do Ensino Fundamental I
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2024)Estratégias de gamificação têm sido amplamente utilizadas na educação em diferentes áreas de conhecimento, bem como em níveis, modalidades e série de ensino distintas. Este trabalho tem como objetivo investigar o uso de ... -
Uso dos jogos digitais para o ensino dos Biomas Brasileiros em Geografia: uma análise do aplicativo Conheça os Biomas
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2022)O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise de como o uso dos jogos digitais podem contribuir para o ensino dos Biomas Brasileiros em Geografia para turmas do 7º ano do ensino fundamental II. Realizando uma ... -
Viscoso, mas gostoso: uma pesquisa sobre a entomofagia na revista Ciência Hoje.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2019)Ao refletir sobre a minha experiência profissional como professora de Biologia, ao abordar algumas práticas consideradas comuns no Brasil do passado, porém desconhecidas ou descriminadas por alguns nos dias de hoje, ... -
Vídeo participativo online: produção audiovisual e aprendizagem inventiva
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2022)O vídeo participativo (VP) é uma metodologia no qual o grupo envolvido conduz todo o processo de produção audiovisual. Neste trabalho, relatamos a experiência de realização de um vídeo, seguindo as premissas desta metodologia, ... -
Um webinário sobre a importância do brincar ao ar livre para o desenvolvimento das funções executivas de crianças de 3 a 6 anos.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)O brincar ao ar livre permite que a criança tenha interações e o contato com o outro, criando-se oportunidades para potencializar as funções executivas, desenvolvendo atitudes de empatia, escuta, colaboração e resolução ...