Projetos audiovisuais no ambiente escolar: MacacuCine um estudo de caso
Abstract
Este artigo propõe uma reflexão sobre o uso das linguagens audiovisuais no ambiente escolar, a partir de uma pesquisa sobre o projeto MacacuCine. O MacacuCine é um projeto de audiovisual que acontece desde 2007 no município de Cachoeiras de Macacu no Estado do Rio de Janeiro. Começou como um festival de cinema e, com o tempo, percebendo a potência do uso da linguagem audiovisual nos espaços escolares, começou a oferecer oficinas de capacitação e outras atividades em instituições de ensino, o que nos permitiu realizar diversas parcerias e ganhar visibilidade internacional. Através da pesquisa sobre a trajetória do projeto MacacuCine buscamos compreender suas principais características, refletir sobre as dificuldades encontradas em sua implementação e analisar os resultados obtidos. De caráter conceitual e prático, o trabalho se desenvolveu a partir de um estudo de caso, conjugado com outros procedimentos e instrumentos de pesquisa, para produção e análise dos dados. Para uma melhor compreensão dos quinze anos de atividades do Projeto MacacuCine, suas conquistas e realizações sistematizamos no formato linha do tempo as informações reunidas e coletadas.