A Neurociência Cognitiva e a Alfabetização de Crianças com Transtornos de Aprendizagem: Uma Proposta de Sequência Didática
Data
2023Autor
Carvalho, Maria Elisa da Silva Gonçalves Guimarães
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho apresenta uma Sequência Didática, considerando as contribuições
da Neurociência Cognitiva que podem facilitar o processo de alfabetização de
crianças com Transtornos de Aprendizagem. A pesquisa se trata de uma revisão
de literatura de natureza qualitativa a partir dos estudos da Neurociência
Cognitiva para o entendimento de como os processos cognitivos são elaborados
pelo cérebro humano. A pesquisa investiga como ocorre o funcionamento
cerebral a partir da compreensão de conceitos relevantes sobre as funções
mentais da atenção, percepção, memória, linguagem, emoção e das funções
executivas, dentro do processo de alfabetização. Em continuidade apresenta um
produto educacional do tipo sequência didática, considerando os conceitos
estudados para contribuir com o fazer pedagógico de professores
comprometidos com a aprendizagem de estudantes que não estejam alcançando
a alfabetização. Os resultados obtidos com a proposta da Sequência Didática,
ainda não foram aplicados em sala de aula, mas indicam um exercício de
desenvolvimento, de facilitação da prática docente e a formação continuada,
nessa etapa da pesquisa.