Neuroeducação e Habilidades Sociais: uma articulação aplicada à formação docente de ensino superior para o combate da LGBTIfobia.
Resumo
A intenção deste trabalho consiste em correlacionar os princípios da neuroeducação
com a teoria base utilizada nos treinamentos de habilidades sociais visando a
sensibilização da prática docente no ensino superior incentivando o combate da
LGBTIfobia dentro dos espaços educacionais com a premissa de subsidiar,
posteriormente, uma ação de sensibilização na formação continuada dos professores.
Dados coletados pelo NUGED do IFRJ, campus Realengo informam que a maioria
dos docentes da unidade afirma não estar ou não saber se estariam preparados para
lidar com uma situação de LGBTIfobia a frente de sua prática profissional, mas
demonstram interesse em saber como proceder. Para estruturação deste trabalho, foi
realizada uma pesquisa bibliográfica por meio de busca por combinação de palavras
chave (busca truncada), focalizando produções acadêmicas que contextualizam sobre
a prática docente no ensino superior, a LGBTIfobia, os princípios da neuroeducação
e o treinamento habilidades sociais. Com isso, foi elaborado um modelo de
treinamento, onde se articula a teoria das habilidades sociais elaborada por Almir e
Zilma Del Prette com princípios da neuroeducação, visando sua aplicação a formação
docente no ensino superior. A conclusão deste trabalho é a percepção da ausência
de preparo do corpo docente para o combate de LGBTIfobia e a elaboração de uma
possiblidade de ação por meio de um modelo de treinamento de habilidades sociais,
que deverá ser posto em prática em um trabalho acadêmico futuro.