As novas tecnologias e a formação dos professores: uma análise dos cursos de Pedagogia de Universidades Públicas do Estado do Rio de Janeiro
Resumo
Com a crescente relevância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) e demais tecnologias, além da integração delas no ambiente educacional, torna-se essencial que os futuros educadores estejam preparados para utilizar essas ferramentas nas suas práticas pedagógicas. O presente trabalho examina as ementas e currículos nos cursos de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com o objetivo de investigar como as TICs, TDICs e demais tecnologias são abordadas na formação universitária dos professores do ensino fundamental. Ademais, analisa-se a formação dos professores alinhada às políticas públicas de formação de docentes, para tentar compreender as diretrizes curriculares nacionais e legislações acerca da temática. A análise documental, de caráter qualitativo e exploratório, identificou lacunas na abordagem das tecnologias na formação universitária docente. Diante deste resultado, faz-se necessária a realização de uma revisão e atualização dos programas de ensino superior, bem como oferece perspectivas para o aprimoramento de capacitação dos professores para que possam empregar as tecnologias emergentes, elevando a qualidade de ensino e aprendizagem dos alunos.