• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Listar Ciências Humanas por título 
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Ciências Humanas
  • Listar Ciências Humanas por título
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Ciências Humanas
  • Listar Ciências Humanas por título
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Listar Ciências Humanas por título

  • 0-9
  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
  • F
  • G
  • H
  • I
  • J
  • K
  • L
  • M
  • N
  • O
  • P
  • Q
  • R
  • S
  • T
  • U
  • V
  • W
  • X
  • Y
  • Z

Ordenar por:

Orden:

Resultados:

Mostrando ítems 34-53 de 57

  • título
  • fecha de publicación
  • fecha de envío
  • ascendente
  • descendente
  • 5
  • 10
  • 20
  • 40
  • 60
  • 80
  • 100
    • Incluindo para incluir, uma Oficina Educacional para profissionais da Educação. 

      Matain, Paula Carvalho (IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)
      A presente pesquisa se originou do cotidiano vivenciado no Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Hélia Lúcia Moreno Ferreira, localizado no Bairro de Costa Barros, sob responsabilidade da 6a Coordenadoria Regional ...
    • Jogo matemático para auxiliar no aprendizado de números inteiros com foco em alunos com discalculia. 

      Coelho, Valeska Martins (IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)
      Muito se tem discutido sobre as dificuldades enfrentadas pelos alunos em relação à matemática. Os exames revelam baixos índices de eficiência na disciplina, o que tem posicionado o Brasil em patamares desfavoráveis nos ...
    • Letramento versus literacia: forças em disputa pelo projeto de alfabetização no Brasil 

      Rodrigues, Jeanne Chaves (IFRJ - CAMPUS SÃO JOÃO DE MERITI, 2021)
      A ação de ler e escrever são indispensáveis para o ato da cidadania em sociedades letradas. Desse modo, a política de alfabetização de um país é de suma importância para a contribuição do domínio do código letrado. O ...
    • O livro digital como instrumento educativo no ensino das linguagens visuais 

      Andrade, Luis Felipe Costa de (IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2022)
      Este artigo parte de reflexões sobre o lugar que os livros ocupam atualmente na vida e na formação dos estudantes, diante das novas tecnologias de informação e comunicação. A pesquisa buscou compreender como desenvolver ...
    • Memorial descritivo: Jogo "A Caçada Dourada": Tecnologia de prática educativa para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

      Martins, Ingrid da Silva (IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)
      O presente memorial descritivo tem como objetivo detalhar os passos da produção do jogo de tabuleiro educativo “Caçada Dourada” com a principal temática a ali- mentação, direcionado para crianças com Transtorno do Espectro ...
    • O mito da Matemática para poucos: uma pesquisa bibliográfica sobre as relações entre Neurociências, Neuroeducação e Matemática. 

      Bernardo, Daniele de Andrade Conceição (IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)
      A crença de que nem todos são capazes de aprender Matemática tem levado, frequentemente, muitos a desistirem de ao menos tentar se aproximar dessa disciplina. Nesse contexto, o atual estudo buscou proporcionar indicações ...
    • Módulo "visão" da exposição "Neurosensações" e fundamentos da aprendizagem baseada em problemas: uma combinação possível como prática metodológica no Ensino de Química. 

      Silva, Alessandra de Santana da (IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2022)
      Mesmo estando no século XXI, ainda se observa, em muitas salas de aula, um ensino tradicional, descontextualizado e ineficaz em envolver o aluno como protagonista em seu processo de aprendizagem. Práticas pedagógicas, ...
    • Narrativas do professor em tempos de pandemia: a ressignificação do trabalho docente 

      Souza, Barbara Freitas de (IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2022)
      O presente estudo tem o objetivo de refletir sobre o trabalho docente e as novas relações laborais estabelecidas durante a pandemia da Covid-19 através das narrativas dos professores. Para a elaboração da pesquisa, foi ...
    • A Neurociência Cognitiva e a Alfabetização de Crianças com Transtornos de Aprendizagem: Uma Proposta de Sequência Didática 

      Carvalho, Maria Elisa da Silva Gonçalves Guimarães (IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)
      Este trabalho apresenta uma Sequência Didática, considerando as contribuições da Neurociência Cognitiva que podem facilitar o processo de alfabetização de crianças com Transtornos de Aprendizagem. A pesquisa se trata de ...
    • Neuroeducação e Habilidades Sociais: uma articulação aplicada à formação docente de ensino superior para o combate da LGBTIfobia. 

      Gonzalez, Pedro Pascoal (IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)
      A intenção deste trabalho consiste em correlacionar os princípios da neuroeducação com a teoria base utilizada nos treinamentos de habilidades sociais visando a sensibilização da prática docente no ensino superior ...
    • As novas tecnologias e a formação dos professores: uma análise dos cursos de Pedagogia de Universidades Públicas do Estado do Rio de Janeiro 

      Rodrigues, Kesia dos Santos (IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2024)
      Com a crescente relevância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) e demais tecnologias, além da integração delas no ambiente educacional, torna-se ...
    • O Oceano e as Mudanças Climáticas: a abordagem da justiça climática em portais de notícias do Brasil. 

      Rosa, Joseane Figueredo; Coelho, Leandro Inoe (IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)
      De acordo com as tendências atuais, os efeitos das mudanças climáticas se tornarão cada vez mais frequentes no cotidiano das pessoas. Apesar de os efeitos serem globais, distintos grupos sociais são impactados em ...
    • O olhar docente sobre o uso das novas tecnologias como ferramenta didática pedagógica na educação infantil durante a pandemia do novo corona vírus. 

      Rosa, Ana Beatriz Maia (IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2022)
      O trabalho em questão consiste em uma pesquisa sobre a opinião dos professores da educação infantil acerca das novas tecnologias e a importância de uma formação continuada, principalmente durante o período da Pandemia do ...
    • Pokémon Jornadas: como um anime pode servir como ferramenta de educação e divulgação da ecologia. 

      Santos, Lucas Nascimento dos (IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)
      Além de ser uma excelente fonte de entretenimento, a cultura pop presente no audiovisual se mostrou promissora no ambiente educacional. As animações, fruto dessa cultura, podem ser um instrumento capaz de tornar o conteúdo ...
    • A produção acadêmica em Ciência da Informação sobre as tecnologias digitais: uma análise bibliométrica entre os anos de 2018 e 2023 

      Tavares, Raquel Fernandes (IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2024)
      A partir de meados do século XX, pesquisadores indicam ter havido um expressivo aumento da produção documental, uma “explosão da informação”. Com a evolução das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nosso cotidiano ...
    • Projetos audiovisuais no ambiente escolar: MacacuCine um estudo de caso 

      Espogeiro, Marina Correa (IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2022)
      Este artigo propõe uma reflexão sobre o uso das linguagens audiovisuais no ambiente escolar, a partir de uma pesquisa sobre o projeto MacacuCine. O MacacuCine é um projeto de audiovisual que acontece desde 2007 no município ...
    • Rodas de conversa online: uma alternativa para trabalhar competências socioemocionais com estudantes de Ensino Médio 

      Porto, Vanessa Cerqueira (IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2023)
      Este artigo visa apresentar, através de um relato de experiência, a proposta e o desenvolvimento de Rodas de Conversa online enquanto metodologia para trabalhar com o desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais ...
    • Tendências das pesquisas em “Educação Inclusiva” e “Divulgação Científica” nos eventos científicos da área de educação no período de 2013 a 2018. 

      Silva, Jacqueline Ferreira da (IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2019)
      Esta pesquisa, definida como um estado da arte tem como objetivo mapear trabalhos sobre atividades de divulgação científica realizadas no campo da educação especial. Investiga a presença das temáticas “Divulgação Científica” ...
    • Useless machines: interfaces entre arte e o ensino de novas tecnologias 

      Pereira, João Manoel da Silva (IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2023)
      Este estudo visa apresentar através de uma pesquisa-intervenção a construção, desenvolvimento e a execução de oficinas relacionando conceitos e práticas do campo da arte e do design ao ensino de novas tecnologias. O projeto ...
    • Uso de estratégias de gamificação na disciplina de língua portuguesa do 1° ano do Ensino Fundamental I 

      Linhares, Sthefany da Silva (IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2024)
      Estratégias de gamificação têm sido amplamente utilizadas na educação em diferentes áreas de conhecimento, bem como em níveis, modalidades e série de ensino distintas. Este trabalho tem como objetivo investigar o uso de ...

      DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
      Contacto | Sugerencias
      Theme by 
      Atmire NV
       

       

      Listar

      Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

      Mi cuenta

      AccederRegistro

      DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
      Contacto | Sugerencias
      Theme by 
      Atmire NV