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Hack[ando] a floresta: educação, ciência e natureza: abordagens transdisciplinares na aprendizagem tecnológica
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2023)Este é um relato de experiência sobre a atividade transdisciplinar Hack[ando] a Floresta e análise de sua metodologia sob a ótica de três pensadores da educação: Daniel Munduruku, Moacir Gadotti e Edgar Morin. Nossa proposta ... -
Incluindo para incluir, uma Oficina Educacional para profissionais da Educação.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)A presente pesquisa se originou do cotidiano vivenciado no Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Hélia Lúcia Moreno Ferreira, localizado no Bairro de Costa Barros, sob responsabilidade da 6a Coordenadoria Regional ... -
Letramento versus literacia: forças em disputa pelo projeto de alfabetização no Brasil
(IFRJ - CAMPUS SÃO JOÃO DE MERITI, 2021)A ação de ler e escrever são indispensáveis para o ato da cidadania em sociedades letradas. Desse modo, a política de alfabetização de um país é de suma importância para a contribuição do domínio do código letrado. O ... -
O livro digital como instrumento educativo no ensino das linguagens visuais
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2022)Este artigo parte de reflexões sobre o lugar que os livros ocupam atualmente na vida e na formação dos estudantes, diante das novas tecnologias de informação e comunicação. A pesquisa buscou compreender como desenvolver ... -
O mito da Matemática para poucos: uma pesquisa bibliográfica sobre as relações entre Neurociências, Neuroeducação e Matemática.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)A crença de que nem todos são capazes de aprender Matemática tem levado, frequentemente, muitos a desistirem de ao menos tentar se aproximar dessa disciplina. Nesse contexto, o atual estudo buscou proporcionar indicações ... -
Módulo "visão" da exposição "Neurosensações" e fundamentos da aprendizagem baseada em problemas: uma combinação possível como prática metodológica no Ensino de Química.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2022)Mesmo estando no século XXI, ainda se observa, em muitas salas de aula, um ensino tradicional, descontextualizado e ineficaz em envolver o aluno como protagonista em seu processo de aprendizagem. Práticas pedagógicas, ... -
Narrativas do professor em tempos de pandemia: a ressignificação do trabalho docente
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2022)O presente estudo tem o objetivo de refletir sobre o trabalho docente e as novas relações laborais estabelecidas durante a pandemia da Covid-19 através das narrativas dos professores. Para a elaboração da pesquisa, foi ... -
A Neurociência Cognitiva e a Alfabetização de Crianças com Transtornos de Aprendizagem: Uma Proposta de Sequência Didática
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)Este trabalho apresenta uma Sequência Didática, considerando as contribuições da Neurociência Cognitiva que podem facilitar o processo de alfabetização de crianças com Transtornos de Aprendizagem. A pesquisa se trata de ... -
Neuroeducação e Habilidades Sociais: uma articulação aplicada à formação docente de ensino superior para o combate da LGBTIfobia.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)A intenção deste trabalho consiste em correlacionar os princípios da neuroeducação com a teoria base utilizada nos treinamentos de habilidades sociais visando a sensibilização da prática docente no ensino superior ... -
As novas tecnologias e a formação dos professores: uma análise dos cursos de Pedagogia de Universidades Públicas do Estado do Rio de Janeiro
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2024)Com a crescente relevância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) e demais tecnologias, além da integração delas no ambiente educacional, torna-se ... -
O olhar docente sobre o uso das novas tecnologias como ferramenta didática pedagógica na educação infantil durante a pandemia do novo corona vírus.
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2022)O trabalho em questão consiste em uma pesquisa sobre a opinião dos professores da educação infantil acerca das novas tecnologias e a importância de uma formação continuada, principalmente durante o período da Pandemia do ... -
Pokémon Jornadas: como um anime pode servir como ferramenta de educação e divulgação da ecologia.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)Além de ser uma excelente fonte de entretenimento, a cultura pop presente no audiovisual se mostrou promissora no ambiente educacional. As animações, fruto dessa cultura, podem ser um instrumento capaz de tornar o conteúdo ... -
A produção acadêmica em Ciência da Informação sobre as tecnologias digitais: uma análise bibliométrica entre os anos de 2018 e 2023
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2024)A partir de meados do século XX, pesquisadores indicam ter havido um expressivo aumento da produção documental, uma “explosão da informação”. Com a evolução das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nosso cotidiano ... -
Projetos audiovisuais no ambiente escolar: MacacuCine um estudo de caso
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2022)Este artigo propõe uma reflexão sobre o uso das linguagens audiovisuais no ambiente escolar, a partir de uma pesquisa sobre o projeto MacacuCine. O MacacuCine é um projeto de audiovisual que acontece desde 2007 no município ... -
Rodas de conversa online: uma alternativa para trabalhar competências socioemocionais com estudantes de Ensino Médio
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2023)Este artigo visa apresentar, através de um relato de experiência, a proposta e o desenvolvimento de Rodas de Conversa online enquanto metodologia para trabalhar com o desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais ... -
Tendências das pesquisas em “Educação Inclusiva” e “Divulgação Científica” nos eventos científicos da área de educação no período de 2013 a 2018.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2019)Esta pesquisa, definida como um estado da arte tem como objetivo mapear trabalhos sobre atividades de divulgação científica realizadas no campo da educação especial. Investiga a presença das temáticas “Divulgação Científica” ... -
Useless machines: interfaces entre arte e o ensino de novas tecnologias
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2023)Este estudo visa apresentar através de uma pesquisa-intervenção a construção, desenvolvimento e a execução de oficinas relacionando conceitos e práticas do campo da arte e do design ao ensino de novas tecnologias. O projeto ... -
Uso de estratégias de gamificação na disciplina de língua portuguesa do 1° ano do Ensino Fundamental I
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2024)Estratégias de gamificação têm sido amplamente utilizadas na educação em diferentes áreas de conhecimento, bem como em níveis, modalidades e série de ensino distintas. Este trabalho tem como objetivo investigar o uso de ... -
Uso dos jogos digitais para o ensino dos Biomas Brasileiros em Geografia: uma análise do aplicativo Conheça os Biomas
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2022)O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise de como o uso dos jogos digitais podem contribuir para o ensino dos Biomas Brasileiros em Geografia para turmas do 7º ano do ensino fundamental II. Realizando uma ... -
Viscoso, mas gostoso: uma pesquisa sobre a entomofagia na revista Ciência Hoje.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2019)Ao refletir sobre a minha experiência profissional como professora de Biologia, ao abordar algumas práticas consideradas comuns no Brasil do passado, porém desconhecidas ou descriminadas por alguns nos dias de hoje, ...