Listar Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências por título
Mostrando ítems 21-40 de 71
-
Educação ambiental e decolonialidade na Restinga de Jurubatiba : aprendendo com a ancestralidade no Quilombo da Machadinha
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Produto educacional da dissertação: O Parque e o Quilombo na cidade de Quissamã : interlocuções para uma educação ambiental na Restinga de Jurubatiba. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências), ... -
Educação financeira escolar e sustentável : um guia didático para os anos iniciais do ensino fundamental
(IFRJ, Campus Nilópolis, 2024)Esta tese, intitulada 'Educação Financeira Escolar Sustentável: Um guia didático para os anos iniciais do ensino fundamental' tem como objetivo geral explorar as dimensões didático-pedagógicas envolvidas na formação ... -
Energia & vida : caminhos para a sustentabilidade
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Este material instrucional pedagógico foi gerado a partir da tese de doutorado em Ensino de Ciências intitulada “Implantação de um centro de ciências no município de Belford Roxo para a promoção da educação científica na ... -
Ensino de ciências e prática pedagógica : a avaliação da aprendizafem no IFRJ
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)A presente pesquisa buscou compreender como tem ocorrido a avaliação da aprendizagem nos cursos de licenciatura em física e química do IFRJ. O objetivo geral foi contribuir para reflexão a respeito da prática pedagógica ... -
O ensino de ciências por investigação e a construção de modelos didáticos no estudo do sistema circulatório
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Produto educacional da dissertação O uso de modelos didáticos do sistema circulatório humano por meio de uma sequência de ensino por investigação : uma proposta para o ensino de biologia em uma turma do 3º ano do ensino ... -
O ensino dos manguezais: temática ambiental a partir de uma perspectiva crítica
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)A dissertação de mestrado teve como escopo investigar sobre as abordagens dos manguezais no ensino médio de forma que seja considerada a dimensão humana neste ambiente e no processo ensino-aprendizagem. Para atingir esse ... -
Entre museus de ciências e escolas: preparação de uma visita a um espaço museal na Baixada Fluminense
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)A dimensão educacional vem se ampliando nos museus e centros de ciências, logo estes espaços têm sido motivo de estudo de diversos autores, desde a relação das exposições com o visitante até as contribuições para aprendizagens. ... -
Espectro eletromagnético: um material didático para o ensino das radiações ionizantes e não ionizantes para prática inclusiva de alunos com deficiência visual
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Diante dos desafios em ensinar física para alunos com deficiência visual no contexto escolar, esta pesquisa tem como objetivo a construção de uma sequência didática e seus artefatos para o ensino das radiações ionizantes ... -
Estratégias de gamificação para promoção da motivação e do engajamento no ensino de ciências
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)As metodologias ativas permitem ao aluno desenvolver autonomia e protagonismo na construção de seu conhecimento. Para que a aprendizagem ocorra, é essencial estar motivado e engajado. A gamificação, caracterizada pela ... -
Explorando o Universo do Invisível: espectro eletromagnético acessível: material pedagógico instrucional
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Este material instrucional pedagógico foi gerado a partir da dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências intitulada “ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO: um material didático para o ensino das radiações ionizantes e ... -
Exposição interativa “NeuroSensações” e o Ensino de Ciências: uma aproximação interdisciplinar entre o Museu de Ciências Espaço Ciência InterAtiva e professores do ensino fundamental
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Os museus de ciências com suas atividades e exposições, são espaços de educação não formal que passam por transformações segundo as demandas sociais de cada época. Desta forma, na presente pesquisa, iniciou-se uma discussão ... -
Formação continuada em serviço: desenvolvimento profissional do professor no âmbito do ensino de ciências em um colégio militarizado.
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)O presente trabalho apresenta uma pesquisa que consistiu em investigar a construção de um processo de formação continuada em serviço de professores em uma escola militar, bem como compreender a prática docente e a ... -
Formação de educadores e a transversalidade da educação ambiental : o site como recurso digital de ensino, organização, divulgação e reflexão socioambiental
(IFRJ Campus Nilópolis, 2024)O objetivo da pesquisa é contribuir com a formação docente e de Educadores, ampliando o espaço de discussão com o auxílio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, despertando, os estudantes para as concepções ... -
Formação de professores de ciências e a educação de jovens e adultos: desafios, perspectivas e experiências no IFRJ
(IFRJ - Campus Nilópolis, 2022)A essência da Educação de Jovens e Adultos é ser uma modalidade de ensino que prevê a garantia do direito à educação a todos aqueles que não conseguiram concluir a Educação Básica na etapa regular de ensino, sendo, assim, ... -
A formação de professores em matemática no IFRJ: com a palavra o nosso egresso
(IFRJ Campus Nilópolis, 2021)O objetivo desta pesquisa foi o de investigar, junto aos egressos das licenciaturas em matemática do IFRJ, a respeito das suas impressões sobre a formação inicial para o ensino da matemática. O desenvolvimento metodológico ... -
Formação inicial de professores como uma ponte entre o museu de ciências e a escola
(IFRJ Campus Nilópolis, 2024)A aproximação entre comunidade escolar e os espaços não formais de educação, por meio das visitas dos alunos, podem criar a vontade de explorar, descobrir e se inspirar. Tirar os alunos dos muros escolares é também uma ... -
Gamificação : estratégias para o ensino de ciências
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Produto educacional da tese: Estratégias de gamificação ara promoção da motivação e do engajamento no ensino de ciências, 2023. 161 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) - Programa de Pós-graduação Stricto Sensu. ... -
Glossário pedagógico-científico de significados relacionados à avaliação da aprendizagem
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Produto educacional da tese: Ensino de ciências e prática pedagógica: a avaliação da aprendizagem no IFRJ, 2023. 172 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) - Programa de Pós-graduação Stricto Sensu. Instituto Federal ... -
Guia didático - e-book com sequencias didáticas e uso de metodologias ativas com fundamentos da Lei de Ohm
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Produto educacional da dissertação O uso de metodologias ativas para aulas remotas de física, aplicada para Lei de Ohm, com uso de simuladores em um curso técnico profissionalizante. 2023. 139 f. Dissertação (Mestrado ... -
Horta escolar e o protagonismo dos estudantes da EJA no CIEP Armindo Marílio Doutel de Andrade
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)Produto educacional da dissertação: RIBEIRO, Rafaela Corrêa. A horta escolar e o protagonismo dos estudantes na EJA no ensino fundamental num CIEP da rede municipal do Rio de Janeiro. Orientador: Denise Leal Castro. 2024. ...