• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Listar Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências por título 
  •   DSpace Principal
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
  • Listar Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências por título
  •   DSpace Principal
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
  • Listar Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências por título
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Listar Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências por título

  • 0-9
  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
  • F
  • G
  • H
  • I
  • J
  • K
  • L
  • M
  • N
  • O
  • P
  • Q
  • R
  • S
  • T
  • U
  • V
  • W
  • X
  • Y
  • Z

Ordenar por:

Orden:

Resultados:

Mostrando ítems 15-34 de 71

  • título
  • fecha de publicación
  • fecha de envío
  • ascendente
  • descendente
  • 5
  • 10
  • 20
  • 40
  • 60
  • 80
  • 100
    • Desastres socioambientais de ampla magnitude no sudeste brasileiro (2011-2021) 

      Nascimento, Patrícia Maria Pereira do (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      O objetivo desse trabalho foi analisar e problematizar os desastres socioambientais de ampla magnitude ocorridos nos últimos onze anos (2011-2021), na Região Sudeste do Brasil, para construir conhecimento e formular um ...
    • E-book de oficinas pedagógicas elaboradas por meio de roteiros de aprendizagem 

      Silva, Layla Lúcia Galante; (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      Produto educacional da dissertação: Formação continuada em serviço: desenvolvimento profissional do professor no âmbito do ensino de ciências em um colégio militarizado...2023. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em ...
    • E-book interativo da Exposição NeuroSensações : Exposição Interativa Permanente do ECI 

      Fonseca, Fernanda de Lemos; Pereira, Grazielle Rodrigues (Mesquita, RJ : Matilha, 2024)
      Este “E-book interativo NeuroSensações: Exposição In- terativa Permamente do ECI” é um produto educacional ela- borado pela aluna Fernanda de Lemos Fonseca, sob orientação da professora doutora Grazielle Rodrigues ...
    • Educação ambiental crítica com atividades participativas no ensino médio: reflexões a partir de um conflito socioambiental na Baixada Fluminense-RJ 

      Carvalho, Cristiano Ramos de (IFRJ Campus Nilópolis, 2021)
      Educação ambiental crítica com atividades participativas no ensino médio: reflexões a partir de um conflito socioambiental na Baixada Fluminense-RJ
    • Educação ambiental crítica e resíduos sólidos: estudo para ir além do discurso da reciclagem na educação básica 

      Veras, Priscila da Paixão Silva; (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      A presente dissertação tem como objetivo denunciar algumas questões silenciadas dentro da problemática dos resíduos sólidos que devem ser debatidas na Educação Básica e que podem ser discutidas à luz da Educação Ambiental ...
    • Educação ambiental crítica em resíduos sólidos : discussões para irem além da reciclagem 

      Veras, Priscila da Paixão Silva; (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      Produto educacional da dissertação: Educação ambiental crítica e resíduos sólidos: estudo para ir além do discurso da reciclagem na educação básica. 2023. 89 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências). ...
    • Educação ambiental e decolonialidade na Restinga de Jurubatiba : aprendendo com a ancestralidade no Quilombo da Machadinha 

      Castello Branco, Soraya Miranda; (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      Produto educacional da dissertação: O Parque e o Quilombo na cidade de Quissamã : interlocuções para uma educação ambiental na Restinga de Jurubatiba. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências), ...
    • Educação financeira escolar e sustentável : um guia didático para os anos iniciais do ensino fundamental 

      Santos, Barbara Cristina Mathias dos (IFRJ, Campus Nilópolis, 2024)
      Esta tese, intitulada 'Educação Financeira Escolar Sustentável: Um guia didático para os anos iniciais do ensino fundamental' tem como objetivo geral explorar as dimensões didático-pedagógicas envolvidas na formação ...
    • Energia & vida : caminhos para a sustentabilidade 

      Henrique Júnior, Sergio de Souza; Pereira, Grazielle Rodrigues (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      Este material instrucional pedagógico foi gerado a partir da tese de doutorado em Ensino de Ciências intitulada “Implantação de um centro de ciências no município de Belford Roxo para a promoção da educação científica na ...
    • Ensino de ciências e prática pedagógica : a avaliação da aprendizafem no IFRJ 

      Lisbôa, Cássia do Carmo Andrade; (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      A presente pesquisa buscou compreender como tem ocorrido a avaliação da aprendizagem nos cursos de licenciatura em física e química do IFRJ. O objetivo geral foi contribuir para reflexão a respeito da prática pedagógica ...
    • O ensino de ciências por investigação e a construção de modelos didáticos no estudo do sistema circulatório 

      Alves, Fernanda Martins Cordeiro; (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      Produto educacional da dissertação O uso de modelos didáticos do sistema circulatório humano por meio de uma sequência de ensino por investigação : uma proposta para o ensino de biologia em uma turma do 3º ano do ensino ...
    • O ensino dos manguezais: temática ambiental a partir de uma perspectiva crítica 

      Peres, Kaio Cesar de Azevedo; Velloso, Verônica Pimenta (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      A dissertação de mestrado teve como escopo investigar sobre as abordagens dos manguezais no ensino médio de forma que seja considerada a dimensão humana neste ambiente e no processo ensino-aprendizagem. Para atingir esse ...
    • Entre museus de ciências e escolas: preparação de uma visita a um espaço museal na Baixada Fluminense 

      Silva, Danniele Nunes da (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)
      A dimensão educacional vem se ampliando nos museus e centros de ciências, logo estes espaços têm sido motivo de estudo de diversos autores, desde a relação das exposições com o visitante até as contribuições para aprendizagens. ...
    • Espectro eletromagnético: um material didático para o ensino das radiações ionizantes e não ionizantes para prática inclusiva de alunos com deficiência visual 

      Silva, Daniele Pereira da; Oliveira, Alexandre Lopes de (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      Diante dos desafios em ensinar física para alunos com deficiência visual no contexto escolar, esta pesquisa tem como objetivo a construção de uma sequência didática e seus artefatos para o ensino das radiações ionizantes ...
    • Estratégias de gamificação para promoção da motivação e do engajamento no ensino de ciências 

      Fraga, Vinicius Munhoz; (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      As metodologias ativas permitem ao aluno desenvolver autonomia e protagonismo na construção de seu conhecimento. Para que a aprendizagem ocorra, é essencial estar motivado e engajado. A gamificação, caracterizada pela ...
    • Explorando o Universo do Invisível: espectro eletromagnético acessível: material pedagógico instrucional 

      Silva, Daniele Pereira da; Oliveira, Alexandre Lopes de (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      Este material instrucional pedagógico foi gerado a partir da dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências intitulada “ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO: um material didático para o ensino das radiações ionizantes e ...
    • Exposição interativa “NeuroSensações” e o Ensino de Ciências: uma aproximação interdisciplinar entre o Museu de Ciências Espaço Ciência InterAtiva e professores do ensino fundamental 

      Fonseca, Fernanda de Lemos; (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      Os museus de ciências com suas atividades e exposições, são espaços de educação não formal que passam por transformações segundo as demandas sociais de cada época. Desta forma, na presente pesquisa, iniciou-se uma discussão ...
    • Formação continuada em serviço: desenvolvimento profissional do professor no âmbito do ensino de ciências em um colégio militarizado. 

      Silva, Layla Lúcia Galante; (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      O presente trabalho apresenta uma pesquisa que consistiu em investigar a construção de um processo de formação continuada em serviço de professores em uma escola militar, bem como compreender a prática docente e a ...
    • Formação de educadores e a transversalidade da educação ambiental : o site como recurso digital de ensino, organização, divulgação e reflexão socioambiental 

      Trajano, Silvia Cristina de Souza (IFRJ Campus Nilópolis, 2024)
      O objetivo da pesquisa é contribuir com a formação docente e de Educadores, ampliando o espaço de discussão com o auxílio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, despertando, os estudantes para as concepções ...
    • Formação de professores de ciências e a educação de jovens e adultos: desafios, perspectivas e experiências no IFRJ 

      Augustinho, Elizabeth (IFRJ - Campus Nilópolis, 2022)
      A essência da Educação de Jovens e Adultos é ser uma modalidade de ensino que prevê a garantia do direito à educação a todos aqueles que não conseguiram concluir a Educação Básica na etapa regular de ensino, sendo, assim, ...

      DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
      Contacto | Sugerencias
      Theme by 
      Atmire NV
       

       

      Listar

      Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

      Mi cuenta

      AccederRegistro

      DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
      Contacto | Sugerencias
      Theme by 
      Atmire NV