Desastres socioambientais de ampla magnitude no sudeste brasileiro (2011-2021)
Abstract
O objetivo desse trabalho foi analisar e problematizar os desastres socioambientais de ampla magnitude ocorridos nos últimos onze anos (2011-2021), na Região Sudeste do Brasil, para construir conhecimento e formular um livro, para o curso Técnico em Segurança do Trabalho, que evidencie desafios teórico-práticos e múltiplas contradições. Como objeto de pesquisa temos: os processos da didatização dos desastres das chuvas na Região Serrana em 2011, do rompimento da barragem em Mariana em 2015, em Brumadinho em 2019 e da pandemia da Covid-19. O perpasse entre esses desastres foi usado como base para conectar a Educação Ambiental e a Educação Profissional, através da visualização dos impactos socioambientais, dos conflitos sociais, da possível recuperação das áreas degradadas, das medidas de prevenção para salvaguardar os trabalhadores e de impedir que desastres como esses se repitam. Como metodologia, foi usada uma abordagem qualitativa da pesquisa participante em uma das unidades da instituição do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), no período pandêmico da Covid-19, entre 2019 e 2022. Os participantes corresponderam a um número representativo de 12 estudantes de uma turma presencial e 17 estudantes de uma turma no formato remoto. Ao longo da pesquisa, foram elaboradas 40 horas de sequências didáticas a partir das metodologias ativas para desenvolver o ensino-aprendizagem junto aos estudantes a partir da abordagem da Educação Ambiental Crítica. Essas atividades fazem parte do produto educacional denominado: “Desastres Socioambientais de Ampla Magnitude: implicações para o curso TST no sudeste brasileiro 2011 a 2021”. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados questionários, formulários, um júri-simulado, jogos e entrevistas, que forneceram dados sobre as potencialidades de cada atividade proposta. Como resultado, foi obtida a correlação da Educação Ambiental com a prática profissional a partir da proposta de reflexão e transformação alcançada. Foi construído um produto educacional, no formato livro (e-book), composto de cinco seções. A primeira denominada: percurso dos desastres; a segunda: trilhas percorridas; at erceira e a quarta, respectivamente: sequências didáticas; atividade remota e presencial na pandemia; e a quinta: de fotos. Ao longo da pesquisa, o produto educacional foi aplicado nas turmas e validado por docentes pareceristas que afirmaram ser um instrumento didático-pedagógico com base na visão crítica da Educação Ambiental, que promoveu a sensibilização acerca do seu pertencimento ao ambiente natural e que rompe com ideia imputada da superioridade do ser humano
sobre a natureza.