• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Educação ambiental crítica e resíduos sólidos: estudo para ir além do discurso da reciclagem na educação básica

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Priscila da Paixão Silva Veras - Dissertação (2.059Mb)
Data
2023
Autor
Veras, Priscila da Paixão Silva
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A presente dissertação tem como objetivo denunciar algumas questões silenciadas dentro da problemática dos resíduos sólidos que devem ser debatidas na Educação Básica e que podem ser discutidas à luz da Educação Ambiental Crítica (EA-Crítica), possibilitando assim realizar uma EA para além da reciclagem. A pesquisa é de natureza qualitativa e foi feita uma análise documental. Foi realizado um encontro entre a EA-Crítica e o educador Paulo Freire como possibilidade de se trabalhar a EA a partir da realidade do aluno. Foram apresentadas algumas discussões silenciadas na questão dos resíduos sólidos, como a sociedade de consumo, a obsolescência programada, o papel da propaganda e a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS). A partir disso, foram feitas reflexões sobre a implementação da PNRS mais de dez anos após sua promulgação, sendo a EA um instrumento de efetivação dessa lei. Ademais, foi discutido como a temática dos resíduos sólidos tem sido abordada na educação básica, no ensino de ciências, especificamente na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Fundamental e no Currículo Carioca de Ciências da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Através dessa pesquisa constatamos que esses documentos apresentam discussões muito limitadas dessa temática, além disso existem poucos materiais didáticos-pedagógicos que tratem esse tema e, principalmente, os silenciamentos tratados nesse trabalho. Dessa forma, desenvolvemos um produto educacional (item obrigatório do mestrado profissional) na forma de um livro paradidático para professores intitulado “Educação Ambiental Crítica em Resíduos Sólidos: discussões para ir além da reciclagem” que traz algumas das discussões realizadas nessa pesquisa e indicações de recursos audiovisuais, sites e livros que tratam a temática.
URI
https://repositorio.ifrj.edu.br/xmlui/handle/20.500.12083/755
Collections
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV