• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Listar Multidisciplinar fecha de publicación 
  •   DSpace Principal
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Listar Multidisciplinar fecha de publicación
  •   DSpace Principal
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Listar Multidisciplinar fecha de publicación
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Listar Multidisciplinar por fecha de publicación

Ordenar por:

Orden:

Resultados:

Mostrando ítems 21-40 de 114

  • título
  • fecha de publicación
  • fecha de envío
  • ascendente
  • descendente
  • 5
  • 10
  • 20
  • 40
  • 60
  • 80
  • 100
    • Exposição interativa “NeuroSensações” e o Ensino de Ciências: uma aproximação interdisciplinar entre o Museu de Ciências Espaço Ciência InterAtiva e professores do ensino fundamental 

      Fonseca, Fernanda de Lemos; (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      Os museus de ciências com suas atividades e exposições, são espaços de educação não formal que passam por transformações segundo as demandas sociais de cada época. Desta forma, na presente pesquisa, iniciou-se uma discussão ...
    • O uso de modelos didáticos do sistema circulatório humano por meio de uma sequência de ensino por investigação : uma proposta para o ensino de biologia em uma turma do 3º ano do ensino médio 

      Alves, Fernanda Martins Cordeiro; (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      Esta pesquisa busca apresentar uma contribuição para o ensino de ciências e biologia, utilizando-se da aprendizagem investigativa e da construção de modelos didáticos para o ensino do sistema circulatório humano na ...
    • O uso de metodologias ativas para aulas remotas de física, aplicada para Lei de Ohm, com uso de simuladores em um curso técnico profissionalizante 

      Silva, Luciano Santos da; Duarte, Patricia Maneschy (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      Este trabalho é fruto de uma série de observações em períodos de sala de aula, com base em diversas solicitações de alunos em aprendizagens práticas para formação profissional. Nota-se que o uso da física aplicada, ...
    • Guia didático - e-book com sequencias didáticas e uso de metodologias ativas com fundamentos da Lei de Ohm 

      Silva, Luciano Santos da; Duarte, Patricia Maneschy (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      Produto educacional da dissertação O uso de metodologias ativas para aulas remotas de física, aplicada para Lei de Ohm, com uso de simuladores em um curso técnico profissionalizante. 2023. 139 f. Dissertação (Mestrado ...
    • Glossário pedagógico-científico de significados relacionados à avaliação da aprendizagem 

      Lisbôa, Cássia do Carmo Andrade; Moreira, Maria Cristina do Amaral (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      Produto educacional da tese: Ensino de ciências e prática pedagógica: a avaliação da aprendizagem no IFRJ, 2023. 172 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) - Programa de Pós-graduação Stricto Sensu. Instituto Federal ...
    • O protagonismo docente em sua formação continuada 

      Nascimento, Lucilene; Almeida, Rodrigo dos Santos; Pereira, Grazielle; Pereira, Marcus Vinícius; Rôças, Giselle (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      Produto educacional da tese: NASCIMENTO, A. e L. do. O protagonismo do professor em sua formação continuada: possibilidades de uma trajetória autônoma na (re)construção identitária docente, 2023. 149 f. Tese (Doutorado em ...
    • O ensino de ciências por investigação e a construção de modelos didáticos no estudo do sistema circulatório 

      Alves, Fernanda Martins Cordeiro; (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      Produto educacional da dissertação O uso de modelos didáticos do sistema circulatório humano por meio de uma sequência de ensino por investigação : uma proposta para o ensino de biologia em uma turma do 3º ano do ensino ...
    • A aprendizagem no ensino de ciências na temática solo a partir da utilização da literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental 

      Nunes, Márcia Regina de Moura; (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      Nesta pesquisa propomos investigar a aprendizagem no Ensino de Ciências no conhecimento sobre a temática Solo e a utilização da Literatura Infantil como meio para promover associações interdisciplinares com os conhecimentos ...
    • Formação continuada em serviço: desenvolvimento profissional do professor no âmbito do ensino de ciências em um colégio militarizado. 

      Silva, Layla Lúcia Galante; (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      O presente trabalho apresenta uma pesquisa que consistiu em investigar a construção de um processo de formação continuada em serviço de professores em uma escola militar, bem como compreender a prática docente e a ...
    • Ciência nas receitas afetivas : interdisciplinaridade e afeto, importantes ingredientes em um projeto para EJA 

      Abreu, Ellen de Oliveira (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      Esta dissertação apresenta discussões e resultados acerca da análise ao estímulo ao ensino-aprendizagem de ciências naturais, de alunos da EJA em um contexto afetivo, colaborativo e interdisciplinar, utilizando uma sequência ...
    • Covid room: um jogo digital como proposta pedagógica para o ensino de ciências no ensino fundamental 

      Morais, Eliete Monteiro de (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      O século XXI caracteriza-se por ser uma era marcada pela crescente informatização, onde ocorrem constantes e significativas transformações em todas as áreas do conhecimento. Essas mudanças demandam indivíduos cada vez mais ...
    • Memes de química na EJA : usando os três momentos pedagógicos 

      Alves, Thiago Rodrigues de Sá (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      A presente pesquisa é fruto das inquietações de um professor de química que vem se debruçando há nove anos em estudos envolvendo a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo foi apresentar e investigar, junto aos ...
    • Sabores e saberes da EJA : uma abordagem interdisciplinar da ciência a partir de receitas afetivas 

      Abreu, Ellen de Oliveira; Castro, Denise Leal de (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      Produto educacional da dissertação: ABREU, E. de O. Ciência nas receitas afetivas: interdisciplinaridade e afeto, importantes ingredientes em um projeto para EJA, 2023. 149 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino ...
    • Propostas didáticas de química na EJA : sugestões de abordagens temáticas utilizando memes 

      Alves, Thiago Rodrigues de Sá; Deccache-Maia, Eline (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      Produto educacional da tese: ALVES, T. R. de S. Memes de química no EJA: usando os três momentos pedagógicos. 2023. 200 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) - Programa de Pós-graduação Stricto Sensu. Instituto Federal ...
    • E-book de oficinas pedagógicas elaboradas por meio de roteiros de aprendizagem 

      Silva, Layla Lúcia Galante; (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      Produto educacional da dissertação: Formação continuada em serviço: desenvolvimento profissional do professor no âmbito do ensino de ciências em um colégio militarizado...2023. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em ...
    • Jogo Escape Room : Covid 19 

      Morais, Eliete Monteiro de; Vieira, Valéria da Silva (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      Produto educacional da dissertação: MORAIS, E. M. de. Covid room: um jogo digital como proposta pedagógica e ensino de ciências no ensino fundamental, 2023. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) ...
    • O Parque e o Quilombo na cidade de Quissamã : interlocuções para uma educação ambiental na Restinga de Jurubatiba 

      Castello Branco, Soraya Miranda; (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      A cidade de Quissamã se desenvolveu a partir um povoamento iniciado ainda no período colonial, em vastos campos de restinga no Norte Fluminense; uma grande porção deste território, bastante preservado, hoje constitui o ...
    • Mediações e reflexões sobre direitos humanos e a população LGBTI+ a partir de uma oficina de audiovisual em uma escola estadual 

      Marins, Ivo; ; (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      Esta pesquisa investigou como abordar a sexualidade na escola pode promover o respeito à diversidade sexual e de gênero. Foram criados três artigos: o primeiro analisou os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a ...
    • Leitura e produção de texto no ensino de ciências : uma contribuição para a alfabetização científica 

      Santos, Françoaria Correa dos (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      A presente pesquisa de abordagem qualitativa está baseada na ideia de escrita como inscrição do sujeito em uma estrutura social, onde buscamos compreender os sentidos de algumas produções de textos de alunos pertencentes ...
    • Educação ambiental crítica e resíduos sólidos: estudo para ir além do discurso da reciclagem na educação básica 

      Veras, Priscila da Paixão Silva; (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      A presente dissertação tem como objetivo denunciar algumas questões silenciadas dentro da problemática dos resíduos sólidos que devem ser debatidas na Educação Básica e que podem ser discutidas à luz da Educação Ambiental ...

      DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
      Contacto | Sugerencias
      Theme by 
      Atmire NV
       

       

      Listar

      Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta comunidadPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

      Mi cuenta

      AccederRegistro

      DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
      Contacto | Sugerencias
      Theme by 
      Atmire NV