• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A aprendizagem no ensino de ciências na temática solo a partir da utilização da literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Márcia Regina de Moura Nunes - Dissertação (1.494Mb)
Data
2023
Autor
Nunes, Márcia Regina de Moura
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Nesta pesquisa propomos investigar a aprendizagem no Ensino de Ciências no conhecimento sobre a temática Solo e a utilização da Literatura Infantil como meio para promover associações interdisciplinares com os conhecimentos das áreas de Ciências com a área da Linguagem, considerando que contribui para a apreensão do conhecimento com o estímulo da imaginação e da fantasia. Com o objetivo de investigar se as aprendizagens ocorrem no Ensino de Ciências, por meio de associações dos conteúdos sobre o Solo e a Literatura Infantil, que suscita o imaginário e a fantasia, de modo a estabelecer analogias ao conhecimento científico e a interdisciplinaridade, a pesquisa se justifica a partir da utilização da Literatura Infantil como elemento de interlocução, com significação e compreensão da aprendizagem pelo estudante no processo de Ensino de Ciências como objeto didático de ensino-aprendizagem, o que contribui para a apreensão do conhecimento por parte do aluno. A pergunta de pesquisa que norteia a pesquisa é: “Como a Literatura Infantil, compondo-se como objeto didático de ensinoaprendizagem, pode contribuir para a aprendizagem no Ensino de Ciências no 3º ano do Ciclo de Alfabetização do Ensino Fundamental no tema Solo a partir de uma Sequência Didática?”. O referencial teórico baseia-se nos autores Carvalho (1997, 2018), Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2011) e Sasseron (2015), acerca do Ensino de Ciências. Tardif (2002) e Nóvoa (2009) para discussão sobre saberes docentes e formação de professores. Zilberman (2008) e Piassi (2015) sobre o Ensino de Ciências e a Literatura Infantil. Vygotsky (1991, 2010), para a Teoria da Aprendizagem Sociointeracionista, e Zabala (1998), para a construção da Sequência Didática como estratégia para o ensino-aprendizagem. Reggio Emilia (1945) para a fundamentação da metodologia. A pesquisa é de abordagem qualitativa e, quanto ao objetivo, é de cunho descritivo associado à metodologia da Documentação Pedagógica de Reggio Emilia (1945) para coleta e análise de dados, que são registros de desenhos das atividades do cotidiano escolar. Utilizamos a proposta da Literatura Infantil para estímulo do raciocínio no Ensino de Ciências sobre o Solo, com a participação dos alunos nos diálogos e argumentações, para estabelecer as relações com a aprendizagem na construção do conhecimento. O produto educacional gerado apresenta-se como uma Sequência Didática articulada com a Literatura Infantil. O público-alvo da pesquisa é composto por 15 alunos da classe do 3 o ano do ciclo de Alfabetização do Ensino Fundamental em uma unidade escolar pública do Município de Duque de Caxias. As atividades realizadas serviram como arcabouço para a análise da aprendizagem e das associações do conteúdo proposto com a literatura e como fio condutor para apreensão dos conhecimentos do conteúdo de Ciências, para reflexão sobre a prática educativa e como material disponível para acesso aos professores desse nível de ensino. A pesquisa demonstrou o alcance da aprendizagem sobre o Solo a partir da utilização da Literatura Infantil nas aulas de Ciências com a Sequência Didática na construção dos conceitos, estímulo do raciocínio para as associações e apreensão do conhecimento, na medida em que os alunos demonstraram a apropriação desses conceitos.
URI
https://repositorio.ifrj.edu.br/xmlui/handle/20.500.12083/751
Collections
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Itens relacionados

Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

  • Kits experimentais de baixo custo para o ensino de química: uma proposta para escolas da rede pública. 

    Vieira, Camille Delfino (IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2018)
    Tradicionalmente, a apresentação dos conceitos de química vem sendo feita de maneira abstrata e desvinculada da realidade dos estudantes, ocasionando um desinteresse em aprender. Educadores têm proposto diferentes ...
  • Análise das políticas de currículo para o Ensino de Ciências da Natureza na formação inicial de professores do curso de Ensino médio, modalidade normal. 

    Freitas, Fernanda de Jesus dos Santos (IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2019-12-12)
    Do ensino jesuíta ao curso normal nível médio, a formação de professores para as séries iniciais passou por diversas modificações. Atualmente, a preferência do nível superior para professores das séries iniciais ameaça ...
  • Jogo digital interdisciplinar: matemática e educação ambiental: uma produção na plataforma Scratch 

    Santos, Julia André dos (IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2023)
    A proposta dessa pesquisa foi a criação de um jogo educativo digital utilizando os conceitos dos números inteiros associados com a temática da Educação Ambiental, para o Ensino Fundamental 2. Para análise do jogo, foi ...

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV