• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O Parque e o Quilombo na cidade de Quissamã : interlocuções para uma educação ambiental na Restinga de Jurubatiba

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Soraya Miranda Castello Branco - Dissertação PDFA.pdf (6.850Mb)
Data
2023
Autor
Castello Branco, Soraya Miranda
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A cidade de Quissamã se desenvolveu a partir um povoamento iniciado ainda no período colonial, em vastos campos de restinga no Norte Fluminense; uma grande porção deste território, bastante preservado, hoje constitui o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. Desde a sua criação, as ações de Educação Ambiental identificadas na cidade se mostram incipientes, e há um distanciamento evidente entre a população e a Unidade de Conservação. Para além das várias realidades que comumente apartam populações e Unidades de Conservação, apontadas pelos estudos do campo da Educação Ambiental crítica, a experiência docente na cidade possibilitou outras inferências que poderiam estar associadas ao processo de distanciamento, e que conduziram esta pesquisa a um resgate histórico e consequente extensão do debate a questões sociais e étnico-culturais. A herança colonial e seu eurocentrismo no poder, no saber e no ser – colonialidade – impactam fortemente as dinâmicas sociais da cidade, como demonstrado no processo de criação do Complexo Cultural da Fazenda Machadinha, na comunidade quilombola homônima. Este estudo, portanto, se desenhou pela observação da colonialidade do poder nas diferentes relações em Quissamã, seus antagonismos e distanciamentos, especialmente nas relações da Educação Ambiental junto ao Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. Investigou-se, por meio de entrevistas, as concepções de Meio Ambiente e de Educação Ambiental de oito professores de uma mesma Unidade Escolar da rede municipal de educação, assim como suas relações com o Parque Nacional e a Fazenda Machadinha. Após análise do metatexto obtido destas entrevistas, foram evidenciadas a necessidade de ressignificação do passado da região e da interação entre natureza e cultura. Estes pontos foram trabalhados no produto educacional, uma sequência didática que ficou constituída por propostas de atividades com base na educação patrimonial, tratando de memória, identidade e esquecimentos, e estimulando a prática de uma Educação Ambiental que estabeleça diálogos com as filosofias e histórias africanas e indígenas – outras conexões com a natureza –, dando ênfase ao ser e pensar colaborativo.
URI
https://repositorio.ifrj.edu.br/xmlui/handle/20.500.12083/757
Collections
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV