Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
Browse by
Sub-communities within this community
Recent Submissions
-
Matemática e a consciência em contexto
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)Produto educacional da dissertação: WERNEK, Stefannie Dusek de Novaes. Matemática e a consciência em contexto. Orientação: Maria Cristina do Amaral Moreira. 2022. 103 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de ... -
O ensino de ciências e matemática a partir de questões sociocientíficas: temáticas e estratégias didáticas nas séries finais do ensino fundamental.
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)Esta pesquisa buscou como principal objetivo possibilitar, por meio das QSC, o ensino de matemática, em uma perspectiva realista, na relação com ciências, identificadas a partir das vivências dos alunos. Foram promovidas ... -
Os saberes do ensino de ciências com os sabores da literatura.
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)Produto educacional da dissertação: MELO, Adriana Maria de Oliveira Rodrigues. Os saberes do ensino de ciências com os sabores da literatura. Orientação: Maria Cristina do Amaral Moreira. 2022. 75 p. Dissertação (Mestrado ... -
O ensino de ciências por meio de questões sociocientíficas e literatura na educação infantil.
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)A pesquisa tem como foco o primeiro segmento da Educação Básica, a saber, a Educação Infantil. Utilizamos a literatura como ponto de partida para o desenvolvimento da pesquisa. Além da literatura, consideramos que uma ... -
A videoanálise como uma alternativa na experimentação em eletromagnetismo para a educação a distância em cursos de física.
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)O presente trabalho apresenta uma proposta de implementação e a análise, para uma abordagem alternativa às atividades experimentais obrigatórias, que tratam de eletromagnetismo, no ensino a distância de um consórcio de ... -
Uma sequência didática para o ensino de genética mendeliana em uma turma de primeiro ano do ensino médio.
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)Produto educacional da dissertação: BARBOSA, Leonardo Alves. O emprego do ensino híbrido no estudo de genética mendeliana em uma turma de primeiro ano do ensino médio. Orientação: Wallace Vallory Nunes. 2022. 78 p. Dissertação ... -
O emprego do ensino híbrido no estudo de genética mendeliana em uma turma de primeiro ano do ensino médio.
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)Esta pesquisa teve por objetivo demonstrar a singularidade pedagógica do ensino híbrido, considerando-se as conotações teórico-conceituais e as práticas desse método de ensino, na disciplina de Genética em uma turma de ... -
Ciência em pingos: o podcast como recurso de divulgação científica
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)Produto educacional da tese: DANTAS, Luiz Felipe Santoro. Ciência em pingos: o podcast como recurso de divulgação científica. Orientação: Eline Deccache Maia. 300 f. Tese (Doutorado Profissional em Ensino de Ciências) – ... -
Ciência em pingos: o podcast como recurso de divulgação científica
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)Produto educacional da tese: DANTAS, Luiz Felipe Santoro. Ciência em pingos: o podcast como recurso de divulgação científica. Orientação: Eline Deccache Maia. 300 f. Tese (Doutorado Profissional em Ensino de Ciências) – ... -
Ciência em pingos: o podcast como recurso de divulgação científica
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)A presente pesquisa é fruto da experiência docente de um professor que atua há mais de nove anos no magistério e que, revendo sua prática, vem pensando em possibilidades de alavancar o interesse por parte dos alunos no ... -
História da Ciência nos anos iniciais: possibilidades e limites em um processo formativo
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)Produto educacional da tese: GUIMARÃES, Lucas Peres. História da Ciência nos anos iniciais: Possibilidades e limites em um processo formativo. Orientação: Denise Leal de Castro, 2022.181p. Tese (Doutorado Profissional em ... -
História da Ciência nos anos iniciais: possibilidades e limites em um processo formativo
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)Esse trabalho buscou valorizar processos colaborativos que consideram a complexidade da prática docente e as rápidas transformações que vêm ocorrendo na dinâmica escolar, assim como a demanda da superação do isolamento ... -
Ateliê do som: proposta de uma estratégia baseada na Educação STEAM
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)Produto educacional da dissertação: QUEIROZ, Emerson de Souza. Ateliê do som: proposta de uma estratégia baseada na Educação STEAM. Orientação: Marcus Vinicius da Silva Pereira; 2022. 99p. Dissertação (Mestrado Profissional ... -
Ateliê do som: proposta de uma estratégia baseada na Educação STEAM
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)O estudo das ondas sonoras possui relevância na educação científica, mas ainda são incipientes aplicações práticas considerando a abstração do tema. Esta pesquisa tem por objetivo propor uma estratégia didática para o ... -
"Estamira" e educação ambiental crítica: inspirações na formação de professores.
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2021)Este trabalho tem como objetivo, analisar e elaborar uma proposta de inserção do documentário "Estamira" no ambiente escolar, a partir das atividades trabalhadas. O documentário permite várias abordagens pedagógicas, e ... -
"Estamira" e educação ambiental crítica: inspirações na formação de professores.
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2021)Produto educacional da dissertação: TEIXEIRA, André Luiz de Oliveira. "Estamira" e educação ambiental crítica: inspirações na formação de professores. Orientação: Maylta Brandão dos Anjos ; 2021. 102p. Dissertação (Mestrado ... -
A abordagem STEAM em um jogo educativo para estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)Esta pesquisa buscou como objetivo analisar as implicações de um jogo baseado na educação STEAM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) para o processo de aprendizagem dos alunos do ... -
STEAM na prática
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)Produto educacional da tese: RESENDE, Arthur Fernandes de Lima Costa. STEAM na prática. Orientação: Grazielle Rodrigues Pereira; 2022. 36p. Tese (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto Federal de Educação, ... -
Portfólio da oficina "Visão, Luz e Cores": uma atividade de divulgação científica itinerante para as crianças
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2021)Produto educacional da dissertação: GALHARDI, Elizabeth de O. Portfólio da oficina "Visão, Luz e Cores": uma atividade de divulgação científica itinerante para as crianças. Orientação: Grazielle Rodrigues Pereira; 2021. ... -
Propostas práticas para a EJA: desmistificando estereótipos e dialogando com as matemáticas por meio das performances matemáticas digitais
(IFRJ - Campus Nilópolis, 2022)Produto educacional da tese: BRAGA, Eduardo dos Santos de Oliveira. Luz, câmera: produção de performances matemáticas digitais na educação de jovens e adultos. Orientação: Giselle Rôças de Souza Fonseca; 2022. 237 f. Tese ...