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Ondas, Frequências e Afetos: projetos de música em cidades periféricas do Rio de Janeiro
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2018)A presente pesquisa procura analisar a atuação de dois projetos culturais em dois municípios da Baixada Fluminense, por meio de pressupostos sobre a cultura e suas relações com economia, política, noções sobre cidade, ... -
Cultura Empreendedora: uma oficina sobre empreendedorismo e produção cultural
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2018)Em 2008 o Congresso instituiu a Lei Complementar nº 128 com uma nova forma de tributação jurídica para pequenas empresas. O regime SIMEI - Simples Nacional para o microempreendedor foi desenhado para possibilitar a ... -
A Juventude e a Apropriação da Cidade: Rodas culturais na Baixada Fluminense
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2018)Essa pesquisa tem como objetivo apresentar algumas reflexões produzidas a partir de investigações acerca dos processos socioculturais e das intertextualidades que relacionam as especificidades da juventude, a ... -
Educação Museal além do Cubo Branco: possibilidades para construção de um projeto de educação crítica brasileira
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2018)Este estudo parte do contexto político-social brasileiro contemporâneo, de intensa polarização e disputa política em torno de projetos de Estado e de democracia, para pensar possibilidades para o fortalecimento dos valores ... -
O Fim e o Princípio: memória e oralidade no encontro entre o cinema de Eduardo Coutinho e as subjetividades do ser-tão
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2018)Neste trabalho examinamos uma parte da historiografia do cinema documentário brasileiro, numa conciliação com teorias sociais, econômicas, políticas e culturais, refletindo acerca das representações geradas a partir desta ... -
Arte das Quebradas: Mostra Artística e Cultural da Periferia
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2018)O presente memorial descritivo do produto cultural realizado visa descrever o processo da criação, produção e realização de uma Mostra artística e cultural com apresentação de diversas linguagens; entre elas: fotografia, ... -
Ere Muyá: Histórias da Cobra Grande
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2018)Pesquisa teórica e prática com vistas à produção de uma performance artística acerca da Cobra Grande enquanto figura mitológica que permeia o imaginário popular brasileiro e de outras culturas relacionando-se aos mitos ... -
Memórias complexas: um jogo como recurso didático pedagógico para ensino de matemática
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2019)O uso de novas formas de aprendizagens se torna necessário devido ao avanço das tecnologias digitais, principalmente, no ensino, pois se verificou que essas tecnologias já fazem parte do cotidiano dos discentes. Com base ... -
CEJA e NEJA em debate: sobre limites e possibilidades para o ensino de história no contexto digital
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2019)As novas tecnologias da informação e comunicação (TDICs) têm se constituído como ferramentas potencializadoras de mudanças nas dinâmicas de interações socioculturais e econômicas. A partir disso a sociedade se baseia em ... -
Os anéis olímpicos no ensino de educação física: uma proposta de produto educacional digital
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2019)Este trabalho de conclusão de especialização, realizado no formato de artigo, versa sobre tecnologias da informação e comunicação na Educação Física. O seu objetivo geral foi elaborar um produto educacional digital e ... -
A importância do planejamento das TICs no ensino da Matemática: o plano de aula como instrumento para a aprendizagem significativa
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2019)Este trabalho visa contribuir acerca das reflexões sobre a importância do planejamento das tecnologias de informação no plano de aula do ensino da Matemática através de uma aprendizagem que traga significado para o aprendiz. ... -
A utilização do jogo Kahoot no ensino de geografia
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2019)O presente trabalho trata da inserção da tecnologia no ensino de Geografia com a utilização do jogo digital considerando o processo de gamificação, entendido como estratégia de ensino baseado nos elementos de um jogo ... -
O jogo eletrônico como ferramenta de ensino-aprendizagem em práticas pedagógicas de língua inglesa
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2019)A fim de contribuir com as discussões acerca do uso de jogos aplicados à educação e do ensino de Inglês como Língua Estrangeira (English as a Foreign Language – EFL), o presente trabalho propõe a análise de jogos digitais ... -
O professor e as tecnologias digitais em sala de aula: dificuldades e incertezas
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2019)A era da evolução tecnológica está em evidência nos dias atuais e sua influência está cada vez mais presente em nossas vidas. O ambiente educacional como outros, também, sofreu modificações advindas dessa era digital e, ... -
Potencialidades educacionais do ciberespaço: uma reflexão sobre a utilização das redes sociais virtuais em práticas de ensino
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2019)O objetivo deste trabalho foi refletir como as ferramentas digitais de três redes sociais virtuais, Youtube,Facebook, WhatsApp, podem favorecer práticas de ensino, em um processo que se inicia no espaço e no tempo da ... -
AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA MODERNIDADE LÍQUIDA E SUAS INFLUÊNCIAS NO AMBIENTE EDUCACIONAL.
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2019)O presente memorial é registro da realização de uma instalação artística interativa com elementos sonoros e visuais que abordou a temática das relações interpessoais na modernidade líquida e como elas influenciam o ... -
Boneca Abayomi: cultura afro-brasileira nas escolas
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2019)O Brasil é um país que possui uma grande variedade cultural. No entanto, os espaços educacionais nem sempre trabalham as diferentes culturas que estão presentes na sociedade. O propósito desta pesquisa foi investigar ... -
A Literatura Fantástica como suporte criativo para as artes visuais
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2019)O seguinte trabalho apresenta o memorial descritivo que explora as possibilidades criativas dentro do campo de produção de imagens a partir da leitura de treze contos do gênero de horror/terror, criando assim um mundo à ... -
Reflexões sobre o programa Formação de Plateia do Theatro Municipal
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2019)O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre as ações de formação de público, da Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Tendo como foco estratégias de mediação cultural que visam à sustentabilidade artística ... -
O Ensino de Artes Visuais: Contribuições para a valorização das artes visuais africanas
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2019)Nesta pesquisa, buscamos questionar estereótipos e preconceitos com relação à cultura africana, além de compreender quais as possíveis contribuições do ensino de Artes Visuais para a valorização das artes africanas. ...