O professor e as tecnologias digitais em sala de aula: dificuldades e incertezas
Resumo
A era da evolução tecnológica está em evidência nos dias atuais e sua influência está cada vez mais
presente em nossas vidas. O ambiente educacional como outros, também, sofreu modificações advindas
dessa era digital e, consequentemente, no papel do professor também ocorreram significativas alterações.
O novo paradigma do uso das tecnologias digitais de informação e comunicação em situações de ensino
parecem estar em sentido favorável no que concerne à opinião dos docentes a respeito da utilização das
TDIC ́s em sala de aula. Alguns professores, ao terem os primeiros contatos com as tecnologias,
exprimiram algumas dificuldades acrescidas de incertezas nessas situações assim como na construção e
na mediação do conhecimento utilizando as TDIC ́s em suas práticas pedagógicas. Nesse caso, faz-se
necessário compreender como o professor supera os obstáculos no seu cotidiano para fazer uso das
TDIC’s em sala de aula em função de uma aprendizagem significativa. Diante dessa problemática, o
presente artigo realça resultados obtidos por meio de uma investigação que objetivou identificar a
influência das TDIC ́s em práticas pedagógicas, mais precisamente, os fatores de impedimento que
supostamente contribuem para que alguns professores venham a sentir desconforto ou dificuldades no uso
das tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas atuando em disciplinas propedêuticas das escolas
públicas: E.M. Prof.a Márcia Francesconi Pereira, E.M. Deodoro Azevedo,E.M Ione Nogueira e E.M
Maestro Rui Capdeville, todas do município de Cabo Frio - RJ. Do ponto de vista metodológico para essa
pesquisa é o método hipotético-dedutivo, fez-se uso dos seguintes procedimentos: levantamento
bibliográfico sobre o tema de pesquisa e aplicação de questionários online e presencial. A análise dos
dados permitiu, assim, identificar necessidades docentes por capacitação, envolvendo atividades práticas
com as TDIC’s e ensino. A oportunidade para avançar nesse assunto e desenvolver novas maneiras de
lidar com as tecnologias digitais em sala de aula evidencia que muito se faz necessário avançar nesse
campo de estudo.