• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Multidisciplinar
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Multidisciplinar
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O professor e as tecnologias digitais em sala de aula: dificuldades e incertezas

Thumbnail
Visualizar/Abrir
MARCEL FRANCO DE OLIVEIRA - TCC Final - IFRJ-CAC-TDAE.pdf (571.2Kb)
Data
2019
Autor
Oliveira, Marcel Franco de
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A era da evolução tecnológica está em evidência nos dias atuais e sua influência está cada vez mais presente em nossas vidas. O ambiente educacional como outros, também, sofreu modificações advindas dessa era digital e, consequentemente, no papel do professor também ocorreram significativas alterações. O novo paradigma do uso das tecnologias digitais de informação e comunicação em situações de ensino parecem estar em sentido favorável no que concerne à opinião dos docentes a respeito da utilização das TDIC ́s em sala de aula. Alguns professores, ao terem os primeiros contatos com as tecnologias, exprimiram algumas dificuldades acrescidas de incertezas nessas situações assim como na construção e na mediação do conhecimento utilizando as TDIC ́s em suas práticas pedagógicas. Nesse caso, faz-se necessário compreender como o professor supera os obstáculos no seu cotidiano para fazer uso das TDIC’s em sala de aula em função de uma aprendizagem significativa. Diante dessa problemática, o presente artigo realça resultados obtidos por meio de uma investigação que objetivou identificar a influência das TDIC ́s em práticas pedagógicas, mais precisamente, os fatores de impedimento que supostamente contribuem para que alguns professores venham a sentir desconforto ou dificuldades no uso das tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas atuando em disciplinas propedêuticas das escolas públicas: E.M. Prof.a Márcia Francesconi Pereira, E.M. Deodoro Azevedo,E.M Ione Nogueira e E.M Maestro Rui Capdeville, todas do município de Cabo Frio - RJ. Do ponto de vista metodológico para essa pesquisa é o método hipotético-dedutivo, fez-se uso dos seguintes procedimentos: levantamento bibliográfico sobre o tema de pesquisa e aplicação de questionários online e presencial. A análise dos dados permitiu, assim, identificar necessidades docentes por capacitação, envolvendo atividades práticas com as TDIC’s e ensino. A oportunidade para avançar nesse assunto e desenvolver novas maneiras de lidar com as tecnologias digitais em sala de aula evidencia que muito se faz necessário avançar nesse campo de estudo.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1249
Collections
  • Multidisciplinar

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV